5 ERROS COM BONSAI QUE VOCÊ PODE COMETER SEM PERCEBER

Introdução

Erros Com Bonsai Podem Ser Evitados

erros com bonsai aspecto morto

Você não vai querer que seu bonsai fique assim, pensando nisso, esse artigo vai explicar os cinco erros com bonsai que você que está iniciando pode cometer e que pode levar a sua árvore a morte. Todos querem saber como cultivar um bonsai saudável, essa é uma preocupação para grande parte de pessoas que buscar ter um cuidado legal com o seu bonsai. Acontece que pessoas presenteiam um amigo por exemplo com uma árvore desse estilo, esse gesto é bastante plausível por sinal, essa pessoa realmente é sua amiga, agora vamos deixar de prosa e vamos para o conteúdo. Se você é um completo iniciante esse artigo vai lhe ajudar bastante, leia com atenção para não cometer esses mesmos erros.

Os 5 Erros Com Bonsai

1 – Embriagar o vaso com muita água.

Esses erros com bonsai é bastante comum, mas todos sabem que essa miniatura de árvore vive em vasos, e essas vasos não são lá essas coisas de grande, o que pode levar a estocar uma quantidade significante de água em seu solo.

Observe se a sua árvore está envasado em um solo bem drenado para evitar que as raízes sejam constantemente embriagadas em água. As técnicas de rega do bonsai nos dizem para regar apenas quando o solo começa a secar 1 cm abaixo da superfície.

2 – Árvore 100% dentro de casa.

Erros com bonsai acontece, mas esse é o mais cometido, manter uma árvore dentro de uma casa ou escritório, e ter um bonsai em uma área interna, como quarto, escritório seria algo lindo mesmo, mas tecnicamente o bonsai não é considerado uma planta e sim uma árvore e árvores necessitam de contato com a luz solar e eles precisam de um período de dormência ou descanso. Este período de dormência é desencadeado por temperaturas frias proporcionadas em áreas externas.

3 – Não adubar corretamente

Imagine uma árvore que vive totalmente na natureza. Ela cresce no solo e usa suas raízes para alcançar a extremo dos solos em busca de encontrar os nutrientes necessários para sobreviver. 

Agora imagine sua árvore de bonsai. Em um vaso pequeno com terra seca, como ele pode extrair nutrientes de um vaso tão pequeno. Se sua árvore for plantada no solo esses nutrientes serão esgotados rapidamente também.

Sua árvore contará com você para adquirir todo esses nutrientes através da adubação com fertilizantes para substituir esses nutrientes e alimentá-la. Caso você não cuide dos nutrientes que seu bonsai necessita, poderá perdê-lo.

4 – Aparar/podar.

Este é um dos erros com bonsai que devem obter um nível de cuidado maior, para manter o bonsai sempre saudável. Se a árvore não for podada regularmente, ela crescerá até ao seu tamanho normal e esse não é o que você quer com seu bonsai. Mas para fazer isso você tem que se preocupar e atentar a alguns pontos, como:

  • Cortar os ramos que estão quebrados ou doentes, isso pode interferir na configuração natural do bonsai.
  • Corte o caule sempre acima das folhas e nunca ao meio, porque estas ficarão secas e feias. 
  • Algumas espécies de bonsais permitem a remoção total das suas folhas na altura do Verão e outras  no outono. no verão aparecem novas folhas e elas são  mais pequenas e brilhantes, já no outono estas devem ser cortadas para que as novas folhas tenham tempo para nascer antes da chegada do Outono.

5 – Mover sua árvore de lugar.

Os bonsais necessitam de pleno sol para sobreviver. A menos que sua árvore esteja em uma posição de pleno sol, 360 graus ao redor da árvore, você deverá girá-la semanalmente para garantir que toda a folhagem receba quantidades iguais de luz solar.

Existe uma referência que muitos entusiastas da cultura do bonsai explica que é, no hemisfério norte, o lado sul da árvore receberá mais luz. Isso pode parecer loucura, porque você sempre quer manter a “frente” da árvore voltada para você para o máximo aproveitamento do bonsai, mas você precisa buscar manter a saúde da sua árvore e evitar ao máximo erros com bonsai.

Espero que você tenha aprendido estes cinco erros com bonsai comuns e que você não cometa esses erros, e assim, com o tempo, sua árvore ficará linda e saudável como na imagem abaixo:

bonsai bonito

Caso você seja um completo iniciante, aprenda mais sobre como cuidar de um bonsai.

Deixe um comentário