Bonsai para iniciantes: tudo sobre a árvore em miniatura

Bonsai para iniciantes: tudo sobre a árvore em miniatura
Fonte: Reprodução

As flores e as plantas são algumas das maiores belezas da natureza que estão sempre à disposição no dia a dia de todos. Afinal, muitas pessoas amam estar rodeadas da natureza e cuidar delas. 

Entre tantos os tipos, espécies, texturas, cores e significados, o Bonsai chama bastante a atenção e é um dos mais desejados por muitos por sua delicadeza e arte.

História do Bonsai

Bonsai para iniciantes: tudo sobre a árvore em miniatura
Fonte: Reprodução

A primeira vez que houve uma menção a técnica de cultivo de árvores em miniatura foi na China há muito tempo atrás. Há relatos que afirmam ter ocorrido no século III a.C. Contudo, foram os japoneses que aprimoraram a técnica e a nomearam de Bonsai. 

O Bonsai era considerado algo típico de classes mais ricas, mas, com o passar do tempo, popularizou-se. 

Nos dias atuais, é bastante comum encontrar Bonsais e em diversos lugares, seja em casas ou mesmo em espaços comerciais. 

Como o Bonsai ocupa pouco espaço, a árvore em miniatura pode ser encaixada em qualquer lugar da casa, é perfeito para decoração e se houver um cuidado correto com as ferramentas adequadas, ele poderá durar muitos anos.

Qual o significado do Bonsai?

Bonsai para iniciantes: tudo sobre a árvore em miniatura
Fonte: Reprodução

O Bonsai é uma palavra derivada do idioma Japonês, e sua tradução significa “árvore em bandeja”. Em outras palavras, é um tipo de arbusto ou uma árvore em tamanho reduzido que foi plantado em um recipiente com pouca profundidade. 

A árvore em miniatura é produzida a partir de um corte, mudas ou pequenas árvores que tenham potencial para desenvolver-se. Seu cultivo, para que permaneça pequeno, é feito em um processo de confinamento em um vaso com coroa e com apoio de sua raiz. 

A árvore em miniatura é uma verdadeira obra de arte que possui diversos significados para quem dá de presente ou a recebe. A pequena árvore diz respeito à previsão de prosperidade, simboliza paz, harmonia, equilíbrio, paciência, felicidade e honra. 

Tipos de Bonsai

Bonsai para iniciantes: tudo sobre a árvore em miniatura
Fonte: Reprodução

Cada árvore existente na natureza, possui uma determinada espécie distinta uma das outras. Da mesma forma é o Bonsai, que copia e reproduz essas mesmas características obedecendo a diversas espécies. Confira a seguir algumas dos principais tipos de Bonsai:

Chokan

O tipo Chokan de Bonsai, possui um tronco retilíneo e seu tronco vai afinando gradualmente desde a base da planta até o topo e sua ramagem é harmoniosa e equilibrada.

Moyogi 

O Bonsai Moyogi possui um estilo informal, seu tronco é tortuoso e à medida que desenvolve-se para a coroa, o Bonsai Moyogi vai inclinando-se em mais uma direção. Ao ser admirada, a planta sugere movimentos com muita graça e leveza. 

Shakan

O Bonsai Shakan é inclinado, seu tronco é linear ou com uma ligeira sinuosidade e com uma inclinação predominante para um determinado sentido. 

Kengai

O Bonsai Kengai é uma espécie em formato de cascata que ultrapassa a lateral de seu vaso e curva-se para baixo, para base do recipiente em direção à base de seu vaso. 

Han-Kengai

O Bonsai Han-Kengai é bastante parecido com o Tipo Kengai, a única diferença é que sua planta não vai em direção do vaso. 

Fukinagashi

O Bonsai Fukinagashi possui uma ramada e troncos inclinados, como se possuísse essa forma por obra do vento. Por isso, essa espécie é conhecida como estilo “varrido pelo vento”. 

Como cuidar de um Bonsai?

Bonsai para iniciantes: tudo sobre a árvore em miniatura
Fonte: Reprodução

Se você cuidar bem e manter atenção aos cuidados precisos de um Bonsai, sua árvore em miniatura poderá crescer e acompanhá-lo por anos. Sendo assim, conheça as melhores formas de cuidar bem do seu Bonsai a seguir:

Água e Sol

Os elementos principais mais essenciais para manter a sua árvore em miniatura, são: 

  • Sol;
  • Água;
  • Ar;
  • Temperatura.

Evitando sempre os extremos. A quantidade de horas ao sol poderá variar de acordo com a espécie, logo, é importante pesquisar as melhores formas de como cuidar de um Bonsai. 

Em relação à água de modo geral, o recomendado é que você faça regras diárias logo pela manhã ou ao final do dia. As regras devem ser realizadas em toda a extensão do vaso, inclusive sobre a planta, permitindo que a água penetre a terra e saia pelos furos do vaso. Nesse caso, busque evitar o uso de mangueira e molhe seu Bonsai com apenas um regador leve. 

Em épocas de frio, como a água evapora de forma mais lenta, o ideal é regar seu Bonsai uma vez a cada dois dias. Mas tenha uma atenção redobrada às regras, pois a falta de água pode ser fatal para sua árvore em miniatura. 

Podas

Para as podas há algumas recomendações específicas. O ideal para sua árvore em miniatura é ser podado com um alicate de corte côncavo, uma tesoura de poda ou uma comum que esteja bastante afiada. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, podar sua árvore pode estimular novas brotações e o preenchimento da copa. A poda serve também para eliminar ramos defeituosos ou desnecessários, ou seja, aqueles que saem do desenho da copa. 

Há dois tipos de podas de Bonsai, a de manutenção e a de estilização. A poda de manutenção é realizada nas partes externas e superiores o que incentiva o crescimento mais uniforme da árvore em miniatura. A poda de estilização, por sua vez, deve ser feita no início da primavera ou no final do outono e serve para remover toda a madeira morta e também o que sai do desenho. 

Cuidados básicos do Bonsai para iniciantes

Bonsai para iniciantes: tudo sobre a árvore em miniatura
Fonte: Reprodução

Em suma, todos os cuidados necessários e básicos para não esquecer para o bom crescimento do seu Bonsai, são:

  • Mantenha a terra úmida;
  • Deixe o Bonsai em um local arejado e com incidência solar direta;
  • Pede os galhos para manter o formato despejado;
  • Adube a terra;
  • Dependendo da espécie, trocar a terra periodicamente. 

Conclusão

Se você sonha em adquirir um Bonsai e busca pelas melhores formas de cuidar da sua árvore em miniatura, para que venha crescer forte, saudável e bonita, busque sempre saber como podá-la e alimentá-la da forma correta. 

Portanto, para uma árvore ainda mais linda e rica em saúde, acesse nosso blog Como cuidar de um bonsai, e veja as melhores dicas de cuidados e curiosidades sobre a árvore em miniatura. 

Deixe um comentário