Ícone do site Como cuidar de um Bonsai

Bonsai: principais cuidados para estar atento

Bonsai: principais cuidados para estar atento

Bonsai: principais cuidados para estar atento Fonte: Reprodução

Fonte: Reprodução

Cuidar de um Bonsai é uma das práticas mais lindas para quem ama a natureza e está sempre em busca de sentí-la por perto. Ao contrário do que muitos podem pensar, cuidar de um Bonsai não é uma prática tão difícil assim. 

Contudo, por se tratar de uma árvore personalizada, é preciso estar atento a certos tipos de cuidados para que sua árvore em miniatura não venha a ficar fragilizada e morrer. 

Sendo assim, confira a seguir as melhores dicas de como cuidar do seu Bonsai e estar sempre atento. 

Principais cuidados de um Bonsai?

Fonte: Reprodução

O Bonsai não se trata apenas de uma espécie, mas sim, de uma técnica de cultivo chinesa que foi aprimorada ao decorrer dos anos pelos japoneses que adapta grandes árvores, geralmente plantadas diretamente no solo e em espaços ao ar livre, para pequenos vasos. 

Essa técnica pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de espécie, entre frutíferas e floríferas, como laranjeiras, jabuticabeiras, cerejeiras, azaleias e jasmins, por exemplo. 

Por não precisar de tanto espaço para cultivar sua árvore em miniatura, sua plantação é recomendada até para quem mora em apartamento e casa pequena. Desde que receba todos os cuidados necessários para um crescimento saudável, ele poderá durar dezenas e até mesmo centenas de anos, podendo passar por muitas gerações. 

E para completar, não é necessário nenhum especialista por perto para cuidar do seu Bonsai. Apenas, será necessário manter os cuidados a seguir, veja:

Busque usar a luz natural

As árvores costumam ficar em lugares ao ar livre e de exposição ao sol, não é verdade? Assim ocorre com as mini árvores, que são os Bonsai, pois também gostam de ter acesso fácil e livre à luz natural no dia a dia. Por isso, lugares próximos às janelas, sacadas e quintais, são excelentes ideias para mantê-los saudáveis.

Rega de acordo com a espécie de Bonsai

Como existem diversas espécies de Bonsais, é preciso estar sempre atento às necessidades adequadas de cada um deles, especialmente em relação à rega. O ideal é colocar uma quantidade considerável de água no vaso e observar como o solo reage. Caso sua pequena árvore esteja ficando seca a cada dois dias, você pode utilizar bastante, desde um dia até finalizar a semana. O importante é entender como o seu Bonsai se comporta e de quanta água ele necessitará. 

Esteja atento à terra

O Bonsai precisa ser plantado em uma terra que proporcione uma boa retenção e drenagem da água, além da aeração. Por isso, o mais adequado é fazer uso de componentes que levam três elementos:

A junção dos três componentes ajudam a melhor absorver a água e os nutrientes de forma mais eficiente e prática. Já na parte superior, como base, o recomendado é a utilização de cascalho fino, importante para manter o vaso areado. 

Adubação para fornecer melhor os nutrientes

Como no cultivo do Bonsai, ele não está diretamente plantado no solo, a adubação é essencial para fornecer os nutrientes dos quais eles precisam para melhor desenvolver-se e de forma saudável, principalmente durante a estação de crescimento da planta, que vai do início da primavera até meados de outono. 

Os adubos costumam ser ricos em três componentes principais:

  1. Nitrogênio: que cuida da saúde das folhas;
  2. Fósforo: voltado às flores e frutas;
  3. Potássio: fortalece as raízes do Bonsai.

A principal dica, é focar em adubos que contenham mais de um ou outro componente, de acordo com a fase de crescimento da espécie e a necessidade que ele acarreta. 

Poda para moldar e fortalecer o Bonsai

No momento de realizar a poda do seu Bonsai, escolha a altura que você deseja para sua árvore em miniatura e corte as folhas e galhos que estiverem ultrapassando esse tamanho desejado. Além disso, é importante deixar apenas um galho central mais grosso que os demais, logo qualquer outro que nascer com uma espessura um pouco maior poderá ser removido. 

Escolha correta do vaso

Os Bonsais são plantados em vasos pequenos, e muitas das vezes importados do Japão ou da China. A cerâmica japonesa é conhecida por sua altíssima qualidade e é frequentemente cara, elegante, natural e não vitrificada, enquanto a cerâmica chinesa é geralmente mais acessível em preço, com brilho intenso e muita das vezes vitrificada. 

Sendo assim, para que o Bonsai se desenvolva da forma correta, é necessário escolher um vaso adequado. De modo geral, os Bonsais são cultivados em vasos rasos, com forma de bandeja, tradicionalmente feito de cerâmica. 

Se você está realizando treinamento em sua planta, o vaso deverá ter dimensões maiores, para que a planta possa acomodar suas raízes de forma mais confortável. Entretanto, se sua árvore já está treinada, o vaso poderá ser menor, com aproximadamente dois terços da altura da árvore. 

Drenagem correta do vaso

A drenagem do vaso é um processo de suma importância para que o seu Bonsai não acumule água e acabe morrendo por conta do apodrecimento das raízes. O vaso deve possuir buracos para que a água possa escorrer naturalmente. 

Uma excelente opção é colocar uma tela de drenagem apropriada no fundo do vaso escolhido antes de plantar sua árvore em miniatura. A tela irá impedir que a terra e sujeiras saiam pelos buracos de drenagem do vaso. 

Além disso, é importante escolher um substrato que tenha uma boa capacidade de drenagem para evitar o acúmulo de água. 

Qual a importância do seu Bonsai?

Fonte: Reprodução

Cultivar um Bonsai, é abrir portas para estar cada vez mais perto da natureza. O Bonsai, não é apenas uma planta, é um forma de cuidado, dedicação, amor e companheirismo, já que a árvore em miniatura pode chegar a durar, até mesmo, centenas de anos, passando assim, de geração a geração. 

Conclusão

Cultivar esta mini árvore, é cultivar também um certo tipo de arte, já que o Bonsai embeleza e enaltece qualquer ambiente em que estiver. 

Portanto, para cuidados especiais e corretos do seu Bonsai, acesse nosso blog “Como cuidar de um Bonsai” e conheça as melhores técnicas para uma árvore ainda mais saudável e rica em cores.

Sair da versão mobile