COMO CUIDAR DE UM BONSAI ACEROLA

BONSAI ACEROLA

Bonsai Acerola

Cuidar de um bonsai é algo magnífico e gratificante e com o bonsai acerola não é diferente, por ser um dos bonsai frutíferos mais requintados pelos cultivadores de bonsai do Brasil. Tem seu grande foco na América central e no norte da América do Sul. Por ser uma planta rústica e resistente, o bonsai acerola se adapta com facilidade em diversos locais do planeta.

 A fruta é mais conhecida atualmente no Brasil como acerola e também chamada de Cereja-das-antilhas, Cereja-de-barbados, apresentando uma certa semelhança com a cereja européia. A acerola ou aceroleira é um arbusto ou arvoreta, frutífera e ornamental, cultivada não só no Brasil como em regiões tropicais de todo o mundo, principalmente por seus frutos altamente nutritivos.

Aceroleiras

Os apreciadores da arte bonsai também gostam de ter um bonsai acerola em seus cultivos, visto que tem folhas, flores e frutos naturalmente pequenos, sendo mais simples e rápido o seu treino até a formação de uma árvore miniaturizada.

Apesar da aceroleira ser uma planta frutífera, e isso criar uma certa ressalva entre alguns paisagistas, ela se comporta de maneira um tanto diferente das árvores frutíferas mais comuns. Por ser tropical, ela é mais rústica e resistente a doenças e pragas, e menos exigente em manejo, ao contrário de laranjeiras e macieiras por exemplo.

Clima

ARVORE BONSAI ACEROLA

A formação de um bonsai acerola pode se dar bem em condições de semi-sombreamento. Nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, onde o clima é permanentemente quente, a acerola dá frutos praticamente o ano todo, enquanto que no sul e sudeste, com estações mais marcadas, a frutificação costuma se concentrar na primavera e no verão. 

Como se trata de uma planta de clima tropical, a aceroleira também apresenta boa adaptação em regiões onde o clima é subtropical. Prefere temperaturas na faixa de 15 ºC a 32 ºC, com média anual de cerca de 26 ºC.  As aceroleiras não toleram estiagem prolongada ou encharcamento. Para manter uma boa produção de frutos é bom irrigar e fertilizar durante os meses de floração e frutificação. Para a obtenção de plantas sabidamente produtoras de frutos de qualidade, deve-se adquirir mudas com boa procedência formadas por métodos vegetativos, como enxertia ou estaquia.

Como Cuidar de um Bonsai Acerola

Rega

 Regue seu bonsai acerola com frequência durante todo o ano, mantendo-o sempre úmido, mas não embriague a sua árvore. Quando estiver muito quente, é interessante também molhar a copa, suas folhas e galhos. A frequência da rega vai depender muito da observação constante que você fizer, tanto do clima quanto da umidade da terra. Mantenha-o com o solo levemente seco. No verão e primavera borrife o bonsai todos os dias.

Poda

 Para podar um bonsai acerola é necessário fazer sempre uma poda de manutenção, e essa poda é feita através do corte dos brotos novos que surgirem perto das raízes, bem como dos galhos novos que venham a competir com galhos maiores já existentes. As podas mais cuidadosas devem ser feitas no início da primavera. Pode os galhos que saem fora da copa para manter a sua forma original.

Adubação

A Acerola deve ser adubada sempre na primavera e no final do outono. Use sempre as dosagens recomendadas nas embalagens dos produtos, pois a acerola é sensível à adubação em excesso, principalmente nas épocas não adequadas. Não adube em épocas de floração. Os adubos os orgânicos ricos em Fósforo são os mais indicados. Para estimular a frutificação como todo bonsai frutíferos.  use adubo químico, intercalando com orgânico.

Local

O bonsai de Acerola deve ser mantido em um local onde receba sol diretamente em suas folhas, mas que seja bastante ventilado. Assim como outras frutíferas, a acerola tem sua floração e frutificação favorecidas pela exposição diretamente com o contato ao sol.

Transplante

 Para trocar de terra da acerola, mantenha uma troca de uma vez por ano, ou a cada dois anos, normalmente no princípio da primavera, depois da floração. A terra não pode ter muita matéria orgânica, pois ela acumula muita água. A Acerola gosta de terra calcária. O corte das raízes deve ser pelo menos 1/3. Não adubar nas 4 semanas seguintes, a não ser que você tenha o enraizador.

Conclusão

Agora que você já tem o conhecimento básico de manter um bonsai de acerola lindo como o bonsai do vídeo abaixo, veja também os cuidados aprofundados com bonsai que você deve manter, veja nosso Guia Definitivo de como cuidar de um bonsai de acerola pode ficar sempre lindo e saudável.

Deixe um comentário