COMO CUIDAR DE UM BONSAI AMORA

Árvore de bonsai amora

Bonsai Amora

A árvore de bonsai amora produz aquelas frutos doces e saborosas que muita gente ama, a amora é apreciada por muitos brasileiros e é a árvore que alimenta os famosos bichos da seda. Tendo aparecido há 2.700 anos a.C, a árvore de origem pode alcança aproximadamente 15 metros de altura e tem como característica a longevidade, podendo viver até 500 anos, deixando bem a cara de quem busca um bonsai que vive por muitos anos. 

Características

frutas bonsai amora

A fruta é vendida em porções em alguns estabelecimentos varejistas. A amora é ainda utilizada como matéria-prima para a elaboração de geleia, calda, polpa para sorvete, suco, licor e corante natural. As espécies de bonsai amora apresentam formas distintas, segundo a variedade, com folhas alternadas, bordadas de grandes dentes, lobuladas de cor verde claro, brilhantes por cima. Têm coloração amarelo-dourada no outono. Os frutos de cor branco rosado, ovalados, maduram entre fevereiro-março.

Como Cuidar de um Bonsai Amora

arvore bonsai amora

Rega

Com o bonsai amora em mãos, mantenha uma rega somente quando a terra do vaso estiver quase seca. porém, se for observado que a umidade do ar está baixa e a temperatura acima de 20 °C, a planta precisa ser regada todos os dias.  Embora ela seja resistente ao sol, as folhas da Amoreira se desidratam facilmente; isto contribui para que a planta tenha um aumento no consumo de água. O bonsai amora deve ser regado somente quando a terra do vaso estiver quase seca, se a umidade do ar estiver muito baixa e a temperatura acima de 20 °C, a planta precisa ser regada todos os dias.

Poda

Devido às grandes dimensões das folhas da amoreira em seu tamanho natural, devemos ter muito cuidado para que elas não cresçam , deixando o bonsai amora desproporcional. Manter uma poda regularmente ajudam a manter as folhas com tamanhos reduzidos, mas é preciso deixar que se desenvolvam até um tamanho mediano, para que o seu bonsai possa produzir os frutos deliciosos que são as amoras.

As frutas crescem nos galhos que cresceram no ano anterior, portanto, não faça uma poda exagerada se quiser obter bastante fruta e quando for cortar galhos de 5 cm de diâmetro, use podadoras especiais de jardinagem. Se for remover galhos inteiros, faça os cortes os mais próximos possíveis do tronco da árvore. Ainda deve haver uma pequena área restante de onde o galho saía do tronco, mas o restante deve ser removido.

Aparar a árvore na época de dormência do inverno permite que ela sare a ferida facilmente e minimiza a entrada de doenças ou fungos no corte. Isso ocorre porque menos doenças e fungos estão ativos nessa época do ano. Para que a amoreira fique sempre saudável e sem doenças, é importante limpar a tesoura de poda antes de usá-la. Use um produto desinfetante doméstico, como um alvejante ou álcool isopropílico

Iluminação

A amoreira é uma planta de exterior, muito resistente; é comum no meio do verão as folhas aparecerem queimadas pelo sol. O bonsai de amora gosta de receber sol diretamente em suas  folhagens. Para se desenvolver e ter uma boa saúde, o bonsai precisa de, no mínimo, 2 horas de sol diariamente, podendo ficar exposto nos períodos da manhã e da tarde.

Clima

As árvores de amoras se desenvolvem bem em ambiente de clima ameno e úmido. A planta gosta de clima temperado subtropical e temperatura entre 24 °C e 28 °C. Se você está no Brasil, você tem grande vantagem de obter uma árvore de amora com um bom crescimento, até porque ela aprecia alta exposição de luz solar direta.

Adubação

A Amoreira deve ser adubada da primavera ao verão, e não durante o inverno. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo, pois este é o elemento responsável pela frutificação e formação das sementes. 

Conclusão

Pronto, agora você tem o conhecimento básico de manter um bonsai amora lindo como o bonsai do vídeo abaixo. Caso você ainda queira conhecer os cuidados com bonsai que você deve manter, veja nosso Guia Definitivo de como cuidar de um bonsai e veja como seu bonsai pode ficar lindo e saudável por muitos e muitos anos.

Deixe um comentário