COMO CUIDAR DE UM BONSAI CEREJEIRA

bonsai cerejeira no vaso

O Bonsai Cerejeira

 A cerejeira-ornamental é uma árvore bonsai de médio porte e é originária de regiões da América tropical e subtropical. Produz frutos comestíveis de cor vermelho intenso e é uma planta bastante precoce, ou seja, começa a produção de frutos a partir de um a dois anos de idade.  É uma árvore de baixa manutenção, praticamente não requer podas (aliás, não tolera podas drásticas), necessitando apenas a remoção de ramos doentes, mal-formados e secos. 

O que principalmente deixa o bonsai cerejeira com uma tonalidade que adquirem ao longo de seus ciclos, deixando suas folhas bronzeadas, se tornam verdes e mudam para o amarelo ou vermelho no outono. A árvore fica completamente sem nada de folhas até que suas flores desabrocham no fim do inverno e da primavera.

 Elas surgem em grupos, normalmente de duas a cinco, não têm perfume e nessa variedade são brancas e dobradas. É a árvore símbolo do Japão, onde anualmente atrai milhares de pessoas às praças e parques durante sua floração. O espetáculo de ver as sakuras (flor de cereja) caindo é como receber uma chuva de boas vibrações para o japoneses. A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta. Sua árvore originada é linda, imagina uma miniatura de um bonsai cerejeira.

Clima

bonsai cerejeira no clima

Embora seja de regiões que mantêm uma temperatura muito frias,  o bonsai cerejeira não deve ser exposto ao sol forte no verão, mas o local deve ser bem iluminado. É importante sua exposição direta ao sol durante as outras estações, desde que seu solo esteja sempre úmido. 

A exposição ao sol é indispensável para sua floração e frutificação. Busque manter em solo bastante fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Obs; é necessário atentar-se às regas, pois as cerejeiras não toleram encharcamento. 

Como Cuidar de um Bonsai Cerejeira

bonsai cerejeira como cuidar

Rega

A Cerejeira, é uma planta de consumo elevado de água, como a maioria das frutíferas, mas ela não gosta de solo que se mantenha sempre encharcado. Cuidado com o seu tronco nas regas, pois a umidade presente no tronco e nas raízes favorece o surgimento de fungos. Por isso, molhe a terra da Cerejeira somente quando sua superfície estiver seca e vaporize as folhas somente quando a umidade do ar estiver baixa.

Poda

Para uma poda de manutenção do seu bonsai cerejeira segura, durante todo o ano corte os galhos que saem do perfil desejado para o seu bonsai, além dos brotos novos que surgirem perto das raízes. Faça a limpeza das folhas e flores ressecadas. O bonsai de cerejeira suporta bem podas drásticas, graças à sua brotação frequente, mas devem ser feitas no final do inverno.

Substratos

O melhor período para colocar substratos é no crescimento, que vai desde o início da brotação, na primavera, até o início do outono. Coloque adubo, no mínimo, uma vez por ano. Os adubos mais indicados para bonsais frutíferos são os ricos em Fósforo.

Solo

A mistura de solo recomendada para a Cerejeira é de 50% de areia peneirada + 30% de condicionador de solo industrial + 20% de argila refratária peneirada, pois precisa ter boa drenagem. Até 35% das raízes podem ser podadas na troca de terra, que deve ser feita anualmente ou a cada dois anos.

Conclusão

Agora você já tem o conhecimento básico para manter a sua árvore de bonsai cerejeira linda e saudável. Quero indicar para você nosso mega artigo que conta como cuidar de um bonsai passo a passo, um conteúdo mais aprofundado que vai lhe ajudar a deixar seus bonsais saudáveis.

Deixe um comentário