COMO CUIDAR DE UM BONSAI FIGUEIRA

BONSAI FIGUEIRA

Bonsai Figueira

O bonsai figueira é uma espécie que a mais de mil anos é muito apreciada por seus frutos, constando inclusive em diversos registros históricos de várias civilizações. Em resumo, suas folhas são de tamanho médio a grande de cor verde mais escuro, na parte superior tem marcas brancas com finos pêlos na face inferior. Seus ramos são lisos e de cor verde quando jovens, tornando-se acinzentados quando mais velhos. Esses ramos têm várias gemas que dão origem às brotações e frutificações. 

Em regiões onde ocorrem temperaturas mais baixas no inverno, a espécie converte-se em caduca perdendo completamente as folhas e entrando em dormência. No cultivo como bonsai é possível reduzir o tamanho de sua folhagem e compactar sua ramificação preservando uma boa frutificação. Embora a grande maioria das espécies usadas para bonsai gostam muito de calor, o bonsai figueira deve ser  evitado deixar expostos a geadas no sul do Brasil por exemplo.

O bonsai figueira pode ser uma ótima opção para quem busca uma árvore forte e com fácil brotação, por esse motivo ela aceita muitos erros, podendo sobreviver mesmo em caso de erros nas podas, rega, substrato por exemplo. Contudo, também se desenvolve bem rápido, para a maioria das espécies usadas para bonsai é possível fazer a “engorda” da planta mesmo em vasos.

Como cuidar de um bonsai figueira

COMO CUIDAR DE UM BONSAI FIGUEIRA

Rega

O bonsai figueira necessita de uma rega abundante e diária nas épocas de intenso crescimento, entre a primavera/outono. Procure deixar o solo úmido por um bom tempo.

Mas lembre-se de deixe secar a terra entre duas regas, umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos. No verão, pode-se regar com mais frequência, verifique se o solo está secando, se for o caso regue mais que uma vez ao dia.

Poda

Com o bonsai figueira o ideal é fazer uma poda pesada na primavera, mas isso pode ser feito durante todo o ano. Mantenha o novo crescimento aparando durante a estação de crescimento. Quando você apara um bonsai figueira, ele sangra uma seiva branca e leitosa. Em resumo essa seiva é na verdade látex. Este látex seca rapidamente e faz um ótimo selante. Ao podar galhos menores, deixe um pedaço curto que secará nos dias seguintes, depois retire o galho seco e ele se curará com menos cicatriz.

Adubação

As espécies desse gênero evolui muito bem com adubação abundante no período de crescimento que é entre o início da primavera e o fim do outono, porém deve-se suspender a adubação durante o inverno. Portanto, a adubação pode ser feita com adubos orgânicos de decomposição lenta e químicos ricos em Nitrogênio. Podem ser usados adubos líquidos por via foliar ou sólidos diretamente na terra.

Aramação

A aramação do bonsai figueira pode ser efetuada a qualquer época do ano, contudo é preciso prestar sempre atenção nas épocas de crescimento vigoroso que é geralmente na primavera e no verão, para que o arame não estrangule os galhos, por este motivo o período mais tranquilo para esse procedimento é no inverno. Portanto, tome o cuidado de não colocar o arame já apertado à casca, isso pode impedir o fluxo correto da seiva, além disso, com o crescimento acentuado da planta os arames assim começarão a marcar a casca rapidamente. Por fim, os arames devem ser retirados após cerca de seis ou oito semanas. 

Transplante

O transplante pode ser feita até uma vez por ano, mas normalmente uma vez a cada 2 anos. Em resumo, tudo isso vai depender da situação das raízes, caso não tenham saturado o vaso não há a necessidade de transplantar. Em resumo, o período ideal para o transplante é no fim do inverno antes do início das brotações. Vale lembrar que durante o transplantam-te de vaso 1/3 das raízes devem ser podadas, procure deixar o máximo de raízes finas que são responsáveis pela absorção de nutrientes e água.

Localização

O bonsai figueira pode ser cultivado dentro de casa, perto de uma janela ensolarada ou ao ar livre durante todo o ano em climas mais quentes. Portanto, a luz solar direta da manhã é preferível. Em resumo, o sol direto da tarde às vezes pode queimar as folhas delicadas. Por fim. use uma bandeja de umidade sob o seu bonsai para manter os níveis de umidade elevados.

Conclusão

Conclusão

Agora você já tem o conhecimento básico de como cuidar de um bonsai figueira. Portanto, caso você prefira aprofundar seus conhecimentos em como cuidar de um bonsai de qualquer espécie veja nosso Guia Definitivo em nosso Blog e outros artigos feitos para elevar seus conhecimentos na arte do cultivo do bonsai.

Deixe um comentário