COMO CUIDAR DE UM BONSAI JASMIM

COMO CUIDAR DE UM BONSAI JASMIM

Bonsai Jasmim

O bonsai jasmim é uma videira espessa que cresce em forma de árvore. Sendo assim, tem folhas escuras com um brilho especial e flores brancas cheirosas. Em resumo, como as flores brancas têm cerca de 1 “de diâmetro, carregadas em grupos de 3 a 12 e intensamente perfumadas. Contudo, elas desbotam até o rosa com a medida que envelhece. 

O jasmim branco floresce durante o verão e quase acaba em clima quente. Portanto, o período de floração começa com a Primavera e se estende até os princípios do Verão. Contudo, no Japão o jasmim é um dos arbustos que goza de maior popularidade entre os amantes do bonsai e está se tornando um sucesso no Brasil nos últimos anos. A folhagem sempre verde forma uma massa densa e compacta sobre a qual se destacam as flores brancas e perfumadas. Em conclusão, o bonsai jasmim é muito admirada pelos Bonsaístas, pela beleza de suas flores e pelo aroma que exalam.

Como cuidar de um bonsai jasmim

Bonsai Jasmim

Rega

Para a rega do bonsai jasmim, busque sempre manter o solo úmido, mas não encharcado. Portanto, durante o verão o cuidado com a água deve ser redobrado. Em seguida, nos dias quentes é aconselhável borrifar as suas folhas.

Poda

Em relação a poda, vale ressaltar que ela deve ser efetuada durante todo o ano. Portanto,  pode os galhos que saem fora da copa para manter a sua forma original.

Adubação

Quando o assunto é adubar o bonsai jasmim, todos falam que deve ser adubado no início da primavera até o final do outono. E em resumo, use fertilizante rico em fósforo (F). Por fim, não adube em períodos de floração.

Aramação

O bonsai jasmim é uma planta com a casca muito delicada, por isso devemos prestar muita atenção para que o arame não marque seu tronco. Portanto, procure enrolar o arame cuidadosamente deixando um pouco frouxo. Em seguida tome cuidado para que o arame não estragule o galho. Em resumo, o ideal é aramar no inverno, quando a árvore entra em dormência, tornando mais fácil a colocação do arame e sempre cuidando para não marcar o galho. Por fim, também é possível aramar na primavera, desde que sejam observadas as regras de segurança necessárias. Recomenda-se que se utilize as técnicas de aramação somente quando as outras técnicas de condução já tiverem sido aplicadas. Os arames deverão ser mantidos por até 3 meses.

Transplante

Para transplantar um bonsai jasmim, é recomendado que seja feito aproximadamente, a cada 2 anos na primavera. Portando, o corte das raízes deve ser pelo menos 1/3. Em seguida se atente a não adubar nas 4 semanas seguintes (somente com enraizador). Por fim, regue apenas quando o substrato estiver parcialmente seco na superfície.

Ambiente

O  jasmim é uma planta resistente ao frio, mas não resiste às geadas. Portanto, sempre colocá-lo em local onde ele possa receber raios de sol diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte. Pode ser cultivado a pleno sol (evitando o sol do meio dia) no mínimo 3 horas diário. Em conclusão, a exposição do Jasmim ao sol ajuda a floração.

Posição

O Bonsai jasmim gosta de um lugar quente e arejado, com muita luz, mas sem luz solar direta forte. Portanto, a temperatura ideal para esta espécie é entre 16 e 23 Graus célsius e não abaixo de 15 ° C no inverno. 

Cuidados extra

Seu  bonsai jasmim pode ser tratado de pragas como uma planta de jasmim branco normal.   Lembre-se, sua árvore é miniatura e precisará de uma dose de tratamento muito menor e mais leve.

Conclusão

Conclusão como cuidar de um bonsai

Agora você já tem o conhecimento básico para cuidar do seu bonsai jasmim, deixando-o sempre saudável e lindo. Caso você queira aprofundar seus conhecimentos temos um post completo de como cuidar de um bonsai mesmo que você seja um completo iniciante, vale para todo nível de cultivador, aprofunde seus conhecimentos conosco.

Deixe um comentário