COMO CUIDAR DE UM BONSAI MACIEIRA

Bonsai macieira

COMO CUIDAR DE UM  BONSAI MACIEIRA

O Bonsai Macieira é um belo bonsai para se observar a sua transformação ao longo das estações do ano pelo fato de no inverno ele ficar sem folhagem, apenas com pequenas maçãs no início da primavera e uma explosão de flores a partir de Maio. A (Malus micromalus) apresenta flores brancas, levemente rosa e folhas verdes brilhantes. Ainda pouco comum no Brasil, essa espécie é uma ótima opção para o cultivo como bonsai de pequeno e médio porte.

O bonsai macieira é bastante resistente e por isso a sua manutenção é relativamente fácil, mas lembre-se, deve ser cultivada no exterior e a pleno sol durante todo o ano para se obter uma boa floração e posterior frutificação. Proteger, se necessário, durante o inverno e verão das temperaturas extremas. É muito importante que as plantas passem o inverno em locais frios, para que entrem em dormência e brotem vigorosas na primavera. No Brasil podem ser cultivadas na maior parte das regiões sul e sudeste, desde que apresentem uma queda significativa de temperatura durante o inverno.

Como cuidar de um bonsai macieira

Bonsai macieira

Luz

O bonsai macieira necessita de bastante sol e sua exposição à ele é indispensável para sua floração e frutificação, porém, apesar de suas folhas serem um tanto quanto resistentes, é necessário protegê-las do sol forte do verão.

Rega

Por se tratar de uma espécie frutífera, o seu consumo de água é elevado, juntando com a característica de ser uma árvore caducifólia, devemos tomar muitíssimo cuidado para não faltar água na primavera, quando as caducas mais consomem água. Mas lembre-se, o bonsai macieira pode ser sensível a fungos provocados por excesso de água, convém deixar secar ligeiramente a camada superficial do solo entre regas, principalmente no inverno em que quase estagna o seu crescimento, regando-a depois abundantemente com um regador tipo chuveirinho.

Poda

A poda de manutenção do bonsai macieira é feita cortando-se os galhos que saem da sua forma da copa ou de seu tronco. A poda deve ser feita no final do outono, isso fará com que sua plante crie uma brotação intensa no início da primavera.

Adubação

A melhor época para adubar o bonsai macieira é desde o começo da primavera até o meio do outono. Usar fertilizante rico em fósforo (F) para uma boa floração e consequentemente frutificação. Portanto, se a frutificação é sua meta, a adubação deve ser mínima, especialmente depois da floração da primavera. Já se o objetivo é o crescimento vigoroso, adube durante toda a temporada de crescimento, mas tenha em mente que seus frutos não se desenvolverão.

Transplante

Mude o substrato de 2 em 2 anos no começo da primavera. Apesar de ser uma planta com alto consumo de água, não se engane, pois essa planta gosta do substrato bem drenante. Portanto, regar apenas quando o substrato estiver parcialmente seco na superfície. O corte das raízes deve ser pelo menos 1/3. Contudo, em plantas maduras,no caso de que sua planta já esteja bem formada, com ramificação bem definida, considere fazer o transplante anualmente, no começo da primavera, antes dos primeiros sinais de crescimento.

Aramação

O bonsai Macieira é uma planta com a casca muito delicada, por isso devemos prestar muita atenção para que o arame não marque o tronco.  Como na maioria das caducas, é recomendado que a aramação seja feita no final do outono, pois é mais fácil aplicar a técnica quando a planta ainda não tem folhas. Procurar enrolar o arame cuidadosamente deixando-o ligeiramente folgado. Tomar cuidado para que o arame não estrangule o galho. O ideal é aramar no inverno, quando a árvore entra em dormência, tornando mais fácil a colocação do arame e sempre cuidando para não marcar o galho. 

Ambiente

Proteger, se necessário, durante o inverno e verão das temperaturas extremas. É muito importante que as plantas passem o inverno em locais frios, para que entrem em dormência e brotem vigorosas na primavera. No Brasil podem ser cultivadas na maior parte das regiões sul e sudeste, desde que apresentem uma queda significativa de temperatura durante o inverno.

Conclusão

Agora você já tem o conhecimento básico de como cuidar de um bonsai macieira, deixando ele sempre lindo e saudável como todo bonsai deve ser. Portanto se você queira aprofundar ainda mais os seus conhecimentos em como cuidar de um bonsai, indico que você veja nosso Guia Definitivo e aprofundar os seus conhecimentos na arte do cultivo do bonsai.

Deixe um comentário