COMO CUIDAR DE UM BONSAI ROSA DO DESERTO

bonsai rosa do deserto

Bonsai Rosa do Deserto

Sua origem vem da África, essa planta se parece com uma árvore em miniatura, com raízes aparentes. Suas flores possuem um tom rosado que pode ou não ser acompanhado de branco. Em alguns casos, as flores saem predominantemente brancas com uma borda rosada como na imagem acima.

As rosas do deserto são realmente plantas belíssimas que vêm encantando pessoas interessadas em jardinagem em diversos lugares do mundo. Por ser uma planta que tem uma aparência única e costuma ser pouco encontrada na natureza, ela desperta a atenção de quem a conhece. 

As rosas do deserto são plantas belíssimas que vêm encantando pessoas interessadas em jardinagem em diversos lugares do mundo. Suas raízes são aparentes, sendo mais externas do que internas e partem de um “tronco” central chamado de bulbo. O bulbo é o responsável pelo armazenamento de água nessa planta, o que faz com que ela consiga aguentar muito tempo de estiagem.

Como Cuidar de um Bonsai Rosa do Deserto

Cuidando do vaso

rosa do deserto rosa

O primeiro passo para colocar seu bonsai rosa do deserto em um vaso de qualidade é buscar por um vaso com uma excelente drenagem. No fundo do vaso, coloque pedras e uma tela plástica para que as raízes não saiam por baixo do vaso. Cubra com um pouco de areia, depois coloque um pouco de substratos e ponha seu bonsai rosa do deserto com uma mistura de areia grossa e terra, enchendo até a borda.

Cuidando da iluminação

rosa do deserto clima

As rosas do deserto são plantas que precisam de muito contato com a luz do sol para se desenvolverem plenamente.  Elas devem tomar pelo menos seis horas de sol por dia, caso contrário não florescem ou florescem pouco. Na falta de sol, também podem acontecer estiolamento, que é o crescimento débil em comprimento ou uma tendência em procurar luz, fazendo com que a planta fique torta para um só lado. Você pode até mantê-la em uma situação de meia sombra, mas ela pode não dar uma floração tão exuberante.

Cuidando da temperatura

rosa do deserto temperatura

As Rosas do Deserto não gostam do frio. Portante evite deixá-la em ambientes muito úmidos ou que tenham ar condicionado, caso ela fique dentro de casa. Em baixas temperatura, seu metabolismo fica muito lento, dormente. Quando expostas ao frio, as folhas ficam amarelas e caem e deixam de florescer, e se estiverem floridas as flores caem. Para o bonsai rosa do deserto, quanto mais sol e calor, melhor. Uma estufa seria uma saída interessante para manter a planta em crescimento vegetativo em locais com inverno mais rigoroso, como no sul do Brasil e nas regiões serranas.

Cuidando da poda

rosa do deserto poda

 Não tenha medo de podar seu bonsai rosa do deserto, mas tenha cuidado ao usar as podas para induzir o florescimento. Use isso como último recurso. Antes disso, melhore a adubação. As podas são imprescindíveis para dar forma à planta e servem também para estimular as florações. As podas são muito importantes para que a sua planta floresça com mais facilidade e também para dar forma personalizada a ela. 

Utilize recursos que os produtores de bonsais usam, como envolver os galhos com arames e ancorá-los com barbante, para dar o formato desejado na planta. O pó de canela tem sido usado com sucesso como cicatrizante nos cortes, prevenindo o aparecimento de doenças fúngicas.

Cuidando do solo 

rosa do deserto poda

Como essa planta precisa de um vaso com drenagem alta, com o tempo certos nutrientes acabam se perdendo. Procure por solos ricos em potássio, fósforo e cálcio, no entanto, por ser um substrato drenável acontece de ocasionar perda de nutrientes, que são constantemente lavados durante as regas e as chuvas, por isto adubações complementares são muito bem vindas. 

É preciso fornecer adubação e garantir assim que ela se desenvolva bem e forneça mais flores ao longo do ano. Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver totalmente seco, pois ele pode queimar as raízes e fazer com que as folhas caiam. 

Cuidando da rega

rosa do deserto rega

O nome deserto não quer dizer que não necessita de regar, as rosas do deserto precisam de água sim. Você só não pode exagerar para não apodrecer suas raízes e matar a planta. Uma das formas de saber se a planta deve ser regada é verificar se o solo está úmido, só molhe a planta se o solo estiver bem seco. Outra maneira de saber se a planta precisa de água, e isso é bem característico do bonsai rosa do deserto, é apertar o bulbo dela levemente, se ele estiver murcho significa que a planta está desidratada. 

Neste caso, faça uma boa rega, mas sem encharcar e verifique constantemente o substrato. O bonsai Rosa do Deserto aprecia uma água mais neutra, a água ácida pode causar apodrecimento de suas raízes. O excesso de água mesmo no verão também pode causar apodrecimento das raízes que matam gradativamente a planta.

Conclusão

Após esse estudo básico de como cuidar de um bonsai rosa do deserto, você agora tem um conhecimento inicial para saber o que deve ser feito para que ele fique lindo e saudável, deixo com você também o nosso Guia Definitivo de como cuidar de um bonsai para que você aprofunde seus conhecimentos.

Deixe um comentário