COMO CUIDAR DE UM BONSAI SERISSA

Como cuidar de um bonsai serissa

Bonsai serissa

A princípio, a serissa ou seri é um arbusto perene que floresce duas vezes por ano, em alguns casos até 3 vezes por ano. É uma das árvores que são típicas e fáceis para começar no cultivo de bonsai, formando assim um belo bonsai serissa. Apreciado pela multidão de pequenas flores brancas que aparecem no verão.

Os troncos de formas brutas e as folhas minúsculas tornam esta planta muito popular como árvore de Bonsai de interior. Existem variedades com folhas variegadas de creme e bordas verde ou amarela. Tem um sistema radicular muito interessante fato de que podemos aproveitar. Apresenta uma floração bastante intensa, que vai desde o início da primavera até o final do verão, mas podendo esporadicamente florescer também em outras épocas do ano.

O bonsai serissa não é fácil de cuidar como alguns bonsais que não requer tantos cuidados, portanto, é mais adequada para cultivadores experientes, pelo fato de a árvore ser muito sensível às mudanças na rega, posição e temperatura. 

Como cuidar de um bonsai serissa

Rega

 A rega deve ser distribuída em todo o vaso com bastante cuidado para não deixar encharcar o vaso, pelo simples fato de ser sensível a fungos provocados por excesso de água, procure deixar o solo levemente seco. Portanto, regue a árvore regularmente, mas lembre, ela nunca deve secar totalmente, convém deixar secar ligeiramente a camada superficial do solo entre as regas, principalmente no inverno em que quase o bonsai serissa deixa de crescer, você pode regar depois abundantemente com um regador tipo chuveirinho.

Poda

A poda de manutenção da serissa pode ser feita cortando-se os galhos que saem da forma não desejada do tronco ou da copa. Contudo, o bonsai de Serissa pode suportar podas agressivas, também na madeira velha.

Adubação

O bonsai serissa pode ser adubado da primavera ao verão, não é recomendado adubar durante o inverno. Procure usar fertilizante rico em fósforo (F) antes das floração. Não é recomendado adubar em períodos de floração. Contudo, adube em quantidades baixas, e cerca de uma ou duas vezes por mês na estação de crescimento.

Aramação 

A Serissa é uma planta com a casca muito sensível, por isso devemos prestar muita atenção para que o arame não danifique o tronco. Procurar enrolar o arame cuidadosamente deixando um pouco frouxo. O recomendado é aramar durante o inverno, quando a árvore entra em dormência, tornando mais fácil a colocação do arame e sempre cuidando para não danificar o galho. Em resumo os arames deverão ser mantidos por até 3 meses.

Transplante

Procure transplantar o seu bonsai serissa uma vez a cada dois anos no começo da primavera.. Vale lembrar que as raízes soltam um odor quando são podadas. Utilize uma mistura de solo normal. O corte das raízes deve ser pelo menos 1/3. Por fim não adube nas 4 semanas seguintes, salvo no caso do uso do enraizador. Regar apenas quando o substrato estiver parcialmente seco na superfície.

Posição

É necessária muito contato com a luz do sol, portanto, escolha um local onde a árvore não precise ser deslocada e que tenha uma temperatura constante.necessário pelo menos 3 horas de sol direto. A temperatura mínima é de cerca de 10 °C. 

Portanto procure deixá-la na meia sombra, pois ela crescerá melhor, mais rápido e com mais saúde. Esta espécie não tolera as geadas e devem ser protegidas no inverno. Os ventos frios constantes fazem com que os brotos fiquem escassos e irregulares.

Propagação

Pode ser feita por meio de estaquia é a maneira mais simples de se propagar um bonsai serissa.

Conclusão

Você já viu que seu bonsai serissa precisa de alguns cuidados especiais e que não é tão simples assim mantê-lo sempre saudável e com um bom aspecto. Portanto, você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos em como cuidar de um bonsai de qualquer espécie, deixando mais saudável do que nunca, em nosso blog existe um Guia Definitivo de como cuidar de bonsai que pode enriquecer ainda mais seus conhecimentos.

Deixe um comentário