COMO CUIDAR DE UM BONSAI UVA

COMO CUIDAR DE UM BONSAI UVA

Bonsai uva

As árvores de bonsai uva parecem e se comportam como videiras encontradas em qualquer vinhedo. Embora as árvores de bonsai uva para vinho não produzem uma colheita significativa de uvas, essas plantas esculturais são um presente adequado para os amantes de vinho que podem apreciar a beleza de uma videira do tamanho de uma mesa de café por exemplo. A videira vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folha grande e repartida em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramo. Originária da Eurásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado como no nosso Brasil

Em resumo, o cultivo da uva começou cerca de 6.000 a 8.000 anos atrás, no Oriente médio. A levedura, um dos primeiros microrganismos conhecidos pelo homem, ocorre naturalmente na casca das uvas, levando a produção de bebidas alcoólicas, como o vinho. Portanto, a história também comprova que povos antigos da Grécia, Fenícia e Roma também cultivavam uvas para a alimentação e produção de vinho. Mais tarde, o cultivo de uvas se espalhou pela Europa, norte da África e, finalmente, no Brasil. Por fim, seus frutos também podem ser usados na fabricação de vários produtos, como geleias, sucos, sorvetes e refrigerantes, e sua casca pode ser usada para fabricar panetone.

Como cuidar de um bonsai uva

bonsai uva

Rega

O bonsai uva precisa ser regado diariamente, e o solo seco deve ser evitado. Portanto, é importante regar a planta de bonsai uva imediatamente após ser envasada. Portanto, o proprietário deve derramar água morna no recipiente até que ele saia dos furos de drenagem uniformemente. Eles devem garantir que todo o solo esteja saturado. A planta deve descansar depois de ter sido completamente regada. Também deve ser repovoado a cada dois a três anos.

Poda

Em resumo as plantas de bonsai uva devem ser podadas à mão no final do inverno. Portanto, os proprietários devem usar tesouras de podar para fazer cortes limpos ao remover áreas mortas e murchas. Em seguida corte a árvore do bonsai durante o período de crescimento para moldá-la conforme desejado. Por fim lembre de sempre usar tesouras esterilizadas para podar sua árvore. Retire todo o crescimento sazonal durante o período de dormência do bonsai, mas deixe um ou dois botões para que as uvas naça na primavera seguinte.

Adubação

O bonsai uva precisa de nitrogênio durante seu período de crescimento. Contudo, se houver deficiência de fertilizante, o crescimento da árvore será fraco e será difícil produzir, e os frutos tendem a cair facilmente. O solo deve ser areno-argiloso, fértil, bem drenado, com pH na faixa de cinco a seis, e declividade inferior a 20%.

Posição

O bonsai uva precisa de oito a 10 horas de luz solar indireta por dia e boa circulação de ar. A planta deve ser protegida do frio extremo. Por fim, quando cultivada dentro de casa, a planta deve ser mantida a alguns metros da janela para evitar queimaduras nas folhas.

Iluminação

Eles não devem ser expostos à luz forte da tarde. As folhas de bonsai da videira podem queimar se as plantas estiverem mantidas muito perto de uma janela. É melhor que eles sejam mantidos a alguns centímetros de qualquer fonte de luz solar direta.

Conclusão

Agora você adquiriu o conhecimento básico necessário para cuidar de um bonsai uva, deixando sempre lindo e saudável como todo bonsai deve ser. Portanto, se você está buscando entender mais profundamente sobre  como cuidar de um bonsai, seja ele qual espécie for, Veja nosso Guia Definitivo de como cuidar de um bonsai em nosso Blog.

Deixe um comentário