COMO CUIDAR DE UM BONSAI AZALÉIA

COMO CUIDAR DE UM BONSAI AZALÉIA

Bonsai Azaléia

 Para você cuidar de um bonsai azaléia precisa se atentar ao solo, que deve ser ácido, precisa está em um local com bastante luz, mas sem a luz do sol diretamente sobre a planta. ela é uma Espécie florífera extraordinária que também compõe o grupo das 5 espécies mais tradicionais na arte bonsai. Ela é mais popular no Brasil e tem seu nome científico de (Rhododendron indicum).

A espécie de bonsai azaléia é uma linda planta para se ter em casa, pois ela produz muitas flores lindas e coloridas e vibrantes que variam do branco, rosa claro ao intenso e até mesmo tons de salmão, suas folhas são verde escuras e diferem em tamanho e forma. O bonsai azaléia pode até mesmo florescer o ano todo se for bem cuidado e vai garantir um jardim bonito e aconchegante. As azaleias Satsuki e Kurume são pequenos arbustos perenes, que são muito adequados para fins de Bonsai.

Como Cuidar de um Bonsai Azaléia

 BONSAI AZALÉIA planta

Rega

A água da torneira não é apropriada para o bonsai azaléia, você pode usar a água da chuva, misturar a água da chuva com água da torneira ou filtrar a água da torneira para regar o Bonsai de Azaleia.

O Bonsai Azaléia não deve se manter seco, mas isso não quer dizer que eles  gostam de umidade permanente. Por isto, é necessário verificar a umidade do solo com frequência.  Não regar as flores na época de floração, somente o solo adubado. Assim você prolonga a vida de cada uma delas, aumentando a quantidade de flores por planta, causando um aspecto mais harmonioso. Nos dias quentes é aconselhável borrifar água em direção as suas folhas.

Poda

A poda de manutenção da azaléia é feita cortando-se os galhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa. Faça uma poda dos galhos da base com mais intensidade do que os do topo. A azaleia suporta muito bem a poda drástica e até produz muito mais brotos a partir de galhos bem cortados. 

Logo após a floração, as flores murchas e os ovários são cortados. Depois da floração, a poda é uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma próxima florada bem exuberante. Esta fase também é favorável para todos os outros trabalhos de poda, porque, no verão, os novos botões das flores do próximo ano se desenvolverão. Portanto se você podar a sua árvore muito tarde, não haverá nenhuma ou quase nenhuma flor no ano seguinte. Os brotos indesejados do tronco ou da base dos galhos podem ser removidos em qualquer época do ano.

Adubação

Busque adubar mensalmente com um fertilizante rico em fósforo. Durante a estação de crescimento, o Bonsai azaléia deve ser adubado com um adubo especial para azaleias. Existem adubos líquidos para bonsai azaléia que são produtos orgânicos para espalhar sobre a superfície do solo em intervalos mais longos. Fique atento, enquanto as árvores estiverem floridas, pare de alimentá-las.

Posição

 As azaleias vivem bem em locais ensolarado e abertos, mas durante o tempo mais quente é melhor fornecer alguma sombra. Ao florescer, as azaleias devem ser protegidas da chuva e do sol contínuo para que as flores durem um tempo maior. As azaleias maduras e saudáveis podem suportar algumas geadas, mas devem ser protegidas de temperaturas mais frias.

Transplante

O bonsai azaléia deve ser transplantada a cada dois anos, seja na primavera ou após o florescimento. Sempre faça a poda das raízes com bastante cuidado, porque elas são muito finas, bagunçadas e podem ser facilmente quebradas quando você tenta arrumar. É importante usar um solo especial para azaleias, que é sem cal. 

Cuidados

A baixa umidade pode favorecer a presença de ácaros, mas fique tranquilo, as azaléias não são infestadas com frequência por pragas. Elas devem ser tratadas com um inseticida adequado e o aumento da umidade. O gorgulho da videira pode comer as folhas e suas larvas causam grandes danos nas raízes. Com pesticidas ou nematóides especiais, os besouros e suas larvas podem ser eliminados. A podridão das raízes, causada por um fungo, pode ocorrer quando o solo da azaléia está muito úmido e junto.

Conclusão

Agora você já tem o conhecimento básico para cuidar do seu bonsai azaléia, sabe como deixá-lo lindo e saudável. Caso você queira saber mais sobre como cuidar de um bonsai mais aprofundado, indico que veja nosso Guia Definitivo de como cuidar de um bonsai, de qualquer tipo e espécie.

Deixe um comentário