COMO CUIDAR DE UM BONSAI JABUTICABA

um bonsai de jabuticaba

Bonsai Jabuticaba

A Jabuticaba é uma árvore de origem brasileira que possui um dos mais doces frutos da natureza, são pequenas bolas pretas, que nascem “grudados” em seu tronco e galhos. Alguns pés de jabuticaba possuem as folhas bem pequenas se adequando e dando origem ao bonsai jabuticaba. 

O bonsai jabuticaba também é conhecido por possuir folhas ovalada e pequenas, com uma coloração verde-brilhante. Suas flores são pequenas e brancas surgem em cachos agarrado no tronco e galhos da árvore. O bonsai jabuticaba não suporta frio ou geada muito forte, portanto devemos protegê-la do frio, principalmente se a temperatura estiver abaixo de 15ºC. Sua árvore original pode chega a atingir até 15 metros e viver quase cem anos. Seu tronco possui um efeito lindo de descascamento conforme a árvore vai crescendo.

Seus frutos

frutas do bonsai de jabuticaba

O que muita gente tem dúvida é se o bonsai de jabuticaba dá fruto, e a resposta é sim, porém, não espere que o bonsai de jabuticaba como também outros bonsai frutíferos, não produzem frutos do tamanho ideal para consumo, sua finalidade no bonsai é deixá-lo mais atraente e bonito. 

Essa limitações das frutas acontece porque os frutos são formados com a energia captada pelas folhas por meio da fotossíntese. Mas como os bonsais possuem poucas folhagem em relação à uma planta grande, ele recebe pouca energia reservada na planta para a produção de frutos. Logo, você nunca verá um bonsai pequeno produzindo grandes quantidades de frutos.

Clima

clima no bonsai de jabuticaba

No verão a rega aumenta muito, regue logo após o solo secar. Já na primavera e outono a rega ainda é alta, mas um pouco menos que durante o verão, pois, o crescimento da planta está acontecendo e no inverno você deve diminuir um pouco a rega. Tome bastante cuidado para não esquecer de regar o seu bonsai, pois, o bonsai jabuticaba não é resiste a secas. Uma temperatura muito baixa pode diminuir o desenvolvimento dessa árvore, por isso, evite ao máximo temperaturas abaixo de 10ºC.

Como Cuidar de um Bonsai de Jabuticaba

Rega

A jabuticabeira, como todo bonsai, é uma árvore que requer muitos cuidados, ela gosta de muita água, mas é preciso ter muito cuidado com isso, água demais também mata a planta. Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado, durante o verão o cuidado com a água deve ser redobrado. Nos dias quentes é aconselhável borrifar água em suas folhas.

Poda

É importante cortá-los para que a planta possa respirar melhor e não desperdice a energia que será utilizada para a produção de flores e frutos. Como estamos falando de galhos muito finos, caso não disponha de alicate próprio para poda. Efetuada durante todo o ano, pode os galhos que saem fora da copa para manter a sua forma original.

Adubação

Adubar no início da primavera até o final do outono. Para adubar no período correto, é importante que você saiba que o bonsai jabuticaba gasta quantidades diferentes de energia em seus períodos. Por isso, durante a primavera e verão, adube a cada 15 dias. Já durante o outono e o inverno, adube a cada 30 dias.Caso você adube corretamente, seu bonsai terá frutos e flores mais saudáveis e numerosos.

Prevenindo doenças

A Jabuticabeira é uma árvore muito forte e resistente, mas podem ocorrer alguns ataques de pragas, mas não se preocupe, essas pragas podem ser tratadas facilmente com inseticida para plantas ornamentais. Não se esqueça: existindo um problema, combata-o com brevidade para evitar a debilitação do seu bonsai jabuticaba. Dentre as principais pragas que atacam as jabuticabas estão:

  • Ácaros vermelhos
  • Escamas
  • Pulgões

Conclusão

Parabéns, agora você tem o conhecimento básico de como manter seu bonsai jabuticaba lindo e saudável, caso você queira se aprofundar no conhecimento de cuidados com bonsai veja nosso Guia Definitivo de como cuidar de um bonsai.

Deixe um comentário