COMO CUIDAR DE UM BONSAI PINHEIRO

imagem de um modelo de bonsai pinheiro

Bonsai Pinheiro

O Pinheiro Negro Japonês é uma espécie clássica de árvore para usar para fins de Bonsai, também muito popular no Japão. No oriente é um símbolo de longevidade, talvez por encontrarmos na natureza exemplares com mais de 1.000 anos de idade. É uma espécie para cultivo em ambiente “EXTERNO”, pois preferem lugares ensolarados, boa circulação e umidade do ar. Sua robustez a torna resiste à insolação, vento e até mesmo a geada.

 As espécies de Pinus que têm agulhas curtas são mais adequadas para se cultivar como Bonsai. Os Pinheiros Negros são muito tolerantes a condições precárias, sobrevivendo na natureza em solos carentes de nutrientes. A árvore tem agulhas grossas de até 12 cm de comprimento, que podem ser reduzidas através de pinçamento regular.

Suas folhas são perenes e aciculiformes, de cor verde e dispostas aos pares em cada bainha. Seu tronco é fino e acinzentado, quando jovem torna-se grosso e corticoso com maturidade. No entanto, para tal, é necessário entender como cuidar de um bonsai pinheiro da forma correta, visto que essa é uma das espécies que mais precisam de métodos específicos de cultivo. Apresenta frutos em forma de pinha, onde é encontrada suas sementes.

Como Cuidar de um Bonsai Pinheiro

como cuidar de um bonsai pinheiro

Rega

Tenha bastante cuidado para não regar sua árvore bonsai pinheiro em excesso, uma vez que os Pinheiros não gostam de umidade permanente. Para isso, uma boa drenagem é necessária. Mantenha o solo do vaso úmido quando estiver seco, mas nunca encharcado. Durante o verão o cuidado com a água deve ser redobrado, nos dias quentes é aconselhável borrifar as suas folhas. 

Poda

Os Pinheiros têm que ser manuseados com bastante cuidado, alguns exemplares apresentam uma copa densa e fechada, neste caso preste atenção para a poda interna de manutenção.  Efetue a limpeza interna das agulhas que estiverem secas e realize também a poda dos galhos que crescem fora do formato original da copa. Eles suportam a poda muito bem, porém, nunca estilize a árvore mais do que uma vez por ano, faça isso preferencialmente no início da primavera.

Adubação

Use um adubo normal mensalmente para manter seu bonsai pinheiro sempre saudável. Segundo especialistas, a melhor época para adubar o Pinheiro Negro é desde o começo da primavera até o meio do outono. No inverno e em regiões com inverno bem definido, esta espécie entra em dormência e não é necessário a adubação.

Aramação

O Pinheiro Negro é uma planta de fácil modelação. Seus galhos são muito flexíveis permitindo modelagens bruscas. O ideal é aramar no inverno, quando a árvore entra em dormência, tornando mais fácil a colocação do arame e sempre cuidando para não marcar o galho. Se os arames estiverem penetrando na casca retire-os imediatamente e volte a aramar. Os arames deverão ser mantidos por até 1 ano.

Posição

A posição ideal é fora de casa com muito contato com o sol, isso também ajuda a diminuir o tamanho da agulha (as agulhas crescem mais se a árvore não recebe luz do sol o bastante). Os pinheiros são árvores muito resistentes, mas ainda assim precisam ser protegidos durante o inverno e não tolera menos do que 6 horas de sol direto por dia.

Transplante

O seu transplante é feito na primavera antes que os botões comecem a inchar, a cada dois ou três anos. De preferência, utilize uma mistura de solo bem drenante. O corte das raízes deve ser pelo menos 1/3.

Conclusão

Agora você já tem o conhecimento básico para manter a sua árvore de bonsai pinheiro linda e saudável como da imagem acima. Quero indicar para você nosso mega artigo que conta como cuidar de um bonsai passo a passo, um conteúdo mais aprofundado que vai lhe ajudar a deixar seu bonsai pinheiro e outros bonsais mais saudáveis.

Deixe um comentário