COMO CUIDAR DE UM BONSAI PITANGA

COMO CUIDAR DE UM BONSAI PITANGA

Bonsai Pitanga

A Pitanga é uma das árvores nativas mais utilizadas para a arte do bonsai no Brasil. é conhecida por ser uma árvore de porte médio, muito resistente, ramificada e fácil de cultivar. Contudo, ela é mais conhecidas em todo o país por seus preciosos frutos. Suas folhas de formato ovalado e recurvo brotam em tom avermelhado e amadurecem com a cor verde de textura lustrosa e possuem tronco liso de cor bege-acinzentado. 

Seus ramos maduros desprendem parte de sua casca durante a época de maior desenvolvimento. Em regiões de clima frio é comum que altere a cor de sua folhagem para vermelho e entre em repouso vegetativo. Suas flores de cor branca são simples, porém muito apreciadas pelos insetos que ao fecundá-las tornam possível o surgimento dos belos frutos. Os frutos são comestíveis, e têm o formato de pequenas abóboras.

Como Cuidar de um Bonsai Pitanga

VEJA COMO CUIDAR DE UM BONSAI PITANGA

Rega

 A pitangueira é uma planta que tem um consumo elevado de água, logo então, sua rega deve ser diária em períodos de calor, e, se preciso, mais de uma vez por dia, para deixar sua terra sempre úmida. Em épocas mais frias, somente regue se a terra da superfície estiver seca, pois o excesso de água no frio pode causar fungos, que podem matar a árvore.

Poda

A poda de manutenção da pitanga pode ser feita cortando os galhos que saem do formato não desejada do tronco ou da copa. Essa poda pode ser efetuada durante todo o ano. A poda é facilmente feita com uma tesoura e as podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. O bonsai pitanga também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região. Vale lembrar que a retirada das folhas e flores ressecadas é muito importante.

Adubação

Faça a adubação no início da primavera até o final do verão, diminuindo a dosagem durante outono e inverno. Vale lembrar que a época de crescimento é o melhor período para se adubar a Pitangueira. Nesse caso os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo (P). mais um dica importante, você deve evite adubar em períodos de floração intensa.

Solo

O aconselhado é uma mistura de 40% de areia peneirada, 40% de condicionador de solo e 20% de argila refratária peneirada, pois para um bonsai pitanga um solo com boa drenagem é fundamental. A troca de solo deve ser feita todo ano, ou a cada dois anos, no início da primavera. Faça a poda de, no máximo, 1/3 das raízes.

Ambiente

O ambiente ideal é que seja cultivado a pleno sol procurando evitar o sol do meio dia, deixando pelo menos 3 horas diário, adapta-se em ambientes interno desde que seja bem iluminado e com incidência de luz solar no bonsai pitanga.

Posição

Se estiver no verão, devemos colocá-la onde receba os raios solares diretamente em suas folhas, antes das 10h e depois das 16h. Em outras estações, pode ser colocada sob sol contínuo, desde que seu solo esteja sempre úmido pois sua floração e frutificação dependem de sua exposição ao sol.

Conclusão

CONCLUSÃO COMO CUIDAR DE UM BONSAI PITANGA

Agora você já adquiriu o conhecimento básico que vai manter o seu bonsai pitanga sempre lindo e saudável. Caso você queira conhecer como cuidar de um bonsai de outros modelos, peço que veja nosso guia definitivo de como cuidar de um bonsai, procuramos trazer um guia completo para que você saiba tudo sobre o seu bonsai.

Deixe um comentário