Ícone do site Como cuidar de um Bonsai

Como fazer um Bonsai e obter sucesso em seu cultivo?

Como fazer um Bonsai e obter sucesso em seu cultivo?

Como fazer um Bonsai e obter sucesso em seu cultivo? Fonte: Reprodução

Como fazer um Bonsai e obter sucesso em seu cultivo?
Fonte: Reprodução

Para quem ama a natureza e ama cultivá-la, sempre busca saber como fazer um Bonsai de forma mais prática e o que fazer para obter sucesso. Pois, ter um Bonsai é a oportunidade de estar mais conectado com a natureza e a arte de uma forma mais prática e sofisticada. A criatividade e a inspiração têm grande importância, são técnicas aliadas de jardinagem para seu cultivo de sucesso. 

O cultivo de um Bonsai, trata-se de recriar a impressão de árvores existentes na natureza, usando material vivo e saudável. É importante mencionar que, desde o início, a construção de uma Bonsai exige uma visão de conjunto de detalhes, atenção e dedicação. 

O Bonsai é uma arte que leva ao total envolvimento de uma pessoa que a cultiva, trazendo grandes benefícios emocionais, pois cria um ambiente de paz e de contemplação. 

Portanto, se você está bastante interessado em cultivar um Bonsai, aprenda agora mesmo em “Como cuidar de um Bonsai” a como criá-lo e obter sucesso em seu cultivo. 

Como fazer um Bonsai de forma mais prática?

Fonte: Reprodução

Os Bonsai são árvores em miniatura de origem oriental, cujo estão ganhando um grande espaço no setor de plantas brasileiras, podendo render bem para quem as cultiva. 

Uma das grandes vantagens dessa árvore em miniatura, é que você pode cultivá-lo em qualquer local, pois a sua estrutura é pequena, podendo ser criada em casa, apartamento, escritório, entre outros locais que desejar. 

Sendo assim, confira a seguir as melhores dicas para fazer um Bonsai e obter sucesso em seu cultivo:

Escolha do vaso

A importância que há em saber bem qual vaso deve ser selecionado para plantar um Bonsai é muitas das vezes subestimada. Essas mini árvores, são elementos importantes da composição, e devem ser escolhidos cuidadosamente para exibir bem a árvore e mantê-la sempre saudável. 

Drenagem do vaso

Como os vasos no cultivo desses tipos de árvores são baixas, o sistema de drenagem deve ser simples. O ideal é utilizar um pedaço de manta Bidim ou sombrite apenas para tapar o buraco que há no vaso. 

Deve-se passar um arame de cobre pelos buracos e tela, prender no sistema radicular da planta para que ela fique bem firme. 

Substrato ideal de plantio

O substrato é um produto utilizado apenas para substituir a terra. Como o Bonsai passa por constantes podas radiculares durante o seu desenvolvimento, o ideal é que o substrato garanta boa aeração, drenagem e desenvolvimento radicular.

Esse substrato deve possuir ½ camada de pedriscos com uma granulometria abaixo de 4 milímetros para impedir a compactação do solo. 

Deve-se utilizar em sua mistura, um condicionador de solo “Classe A” que possua em sua composição: turfa, esterco e nutrientes minerais, para dar uma melhor condição ao crescimento das plantas. O substrato deve ser aplicado após a tela de drenagem, deixando o arame exposto para a amarração do torrão da planta. 

Escolha da Planta

As plantas que irão compor seu sua mini árvore podem ser aquelas mais esquecidas nas flores e viveiros de plantas ornamentais. O ideal é que sejam plantas velhas, tenham musgos e líquens em seus galhos, caules grossos, galhos tortos e que possam ser utilizadas em podas de esterilização ou de manutenção.

Podem ser frutíferas, floríferas ou folhagens. O mais adequado é que possuam lignina em seu caule. 

Preparo da muda para o cultivo

A planta escolhida deve ser retirada do saco plástico, o torrão deve ser esfarelado, deixando as raízes nuas. As raízes devem ser lavadas tomando o máximo de cuidado com elas e assim, deve ser feito as podas em sua raíz. 

Antes da poda, a tesoura deve ser esterilizada em fogo brando. Na poda, deve-se retirar a raiz mais grossa, aplicar canela em pó para a cicatrização do corte e assim, as raízes devem ser cortadas a 10 cm da base da planta.

Não é necessário o uso da canela em Bonsai de raízes mais finas. O arame deve ser amarrado no sistema radicular para que a planta fique bem mais firme. Após a amarração, deve ser completado o restante do vaso com um substrato e pressionar com as mãos para melhor firmá-lo. 

Poda do Bonsai

Para obter sucesso no cultivo do seu bonsai, é necessário fazer 3 tipos de poda:

  1. Poda de manutenção: para manter o formato do Bonsai;
  2. Poda de estilização: para dar um estilo ao seu Bonsai;
  3. Poda de raiz: para transplantio no vaso e engrossamento.

Na poda de manutenção retira-se apenas folhas e galhos mais finos. A poda de estilização é mais trabalhosa, pois cria-se a forma ou estilo do Bonsai, geralmente, é feita em galhos mais grossos, podendo até, descansar o tronco se o estilo escolhido for o Sharimiki. 

A poda de raiz também é mais conceituada, pois o risco da planta não sobreviver é alta.  Contudo, a prática leva à perfeição, e para tornar-se um bom cultivador de Bonsai, é importante trabalhar as podas. 

Nutrição do Bonsai

O mais adequado para um bom desenvolvimento do Bonsai é utilizar adubos foliares que, após a aplicação nas folhas, escorram para o solo e possam ser absorvidos pelas raízes. 

A adubação deve ser feita com produtos completos em sua formulação, não apenas o Npk, mas macronutrientes secundários como magnésio e enxofre e micronutrientes como boro, cobre, cobalto, ferro, manganês, molibdênio e zinco, para que assim possam garantir o maior desenvolvimento das plantas. 

Pelo Bonsai ser conduzido em vasos pequenos e com pouco solo, o uso de produtos granulados aumentam o risco de queima radicular e provoca danos severos à planta. 

Logo, é importante que a adubação foliar seja feita após a poda radicular com um produto direcionado ao enraizamento das plantas e durante os processos de crescimento da planta com um produto que possua um maior teor de Nitrogênio em sua formulação. 

Aramação

A aramação é um processo que é utilizado para dar a forma ao Bonsai. É por meio da aramação que é possível conduzir um galho no formato ou estilo que deseja criar o Bonsai. 

Porém, para obter sucesso nesta etapa, é importante que o galho seja protegido com plástico, borracha ou fibra de bananeira, pois caso contrário, haverá o risco do

arame estrangular os galhos da planta. 

A seiva é conduzida por toda a planta através das raízes, caule e galhos, como a aramação é feita de forma bem firme, para conduzir um galho e o mesmo fica durante muito tempo com o arame, o risco de impedir a passagem da seiva é bem alto. 

Conclusão

Fonte: Reprodução

Então, gostou das dicas de como fazer seu Bonsai e obter total sucesso em seu cultivo? 

Sendo assim, para mais dicas sobre Bonsais, acesse nosso blog sobre “Como cuidar de um Bonsai” e conheça mais sobre a árvore em miniatura tão querida e de fácil cultivo.

Sair da versão mobile