COMO CUIDAR DE UM BONSAI CALIANDRA

COMO CUIDAR DE UM BONSAI CALIANDRA

Bonsai caliandra

O Bonsai Caliandra, é a planta símbolo da caatinga brasileira regionalmente originada no Nordeste do Brasil. Portanto, seu habitat natural são as regiões tropicais e subtropicais das Américas, com mais de 120 espécies diferentes, mas também podem ser encontradas na Ásia e na Índia. A espécie mais comum no Brasil é a de flor rosa, conhecida também como esponjinha vermelha ou de sangue. 

Contudo, dependendo da região pode florescer várias vezes ao ano. Suas folhas são “bi pinadas” e as flores são finas e delicadas em forma de pompom que variam entre branco quando nova, que se fecham à noite ou quando a planta sofre um déficit hídrico. Depois da floração vem os frutos que contém as sementes. 

Os brotos das flores que se desenvolvem no final da primavera e ao longo do verão parecem pequenas framboesas e surgem da axila das folhas. Por fim, seu tronco possui um aspecto envelhecido devido a casca ser retorcida e corticosa (casca muito grossa).Em resumo o bonsai caliandra se adapta praticamente a todas as regiões do Brasil, mas é importante protegê-la das geadas durante os invernos mais rigorosos.

Como cuidar de um bonsai caliandra

Rega

 Esta espécie de bonsai requer uma rotina de muita água por conta da sua folhagem densa. portanto, a planta apresenta um maior metabolismo. Já em períodos quentes pode ser necessário molhar mais de uma vez ao dia, desde que a terra e o vaso tenham uma boa drenagem, pois estas espécies não toleram o solo muito encharcado, pois isso pode danificar as raízes da árvore. No seu local deve-se regar somente quando o solo estiver levemente seco. Por fim procure borrifar as folhas com frequência, principalmente se a árvore encontra-se em um ambiente muito seco e exposto ao sol.

Poda

Sua poda deve ser efetuada durante todo o ano, pois o bonsai caliandra possui uma capacidade impressionante de regeneração, suportando podas drásticas, que devem ser feitas como dica no final do inverno com a finalidade de se obter novos brotos. Contudo, não faça uma poda constante, pois ela pode interferir na produção de flores. Faça sempre uma limpeza, removendo flores e folhas secas e as ervas daninhas do solo, e como resultado as podas de formação estimulam o adensamento da Caliandra.

Adubação

Procure manter uma adubação contendo menos nitrogênio e mais fósforo e potássio para ser mantida até o início da floração, isso irá ajudar na floração. Em seguida busque ter uma rotina de adubar uma vez a cada dois meses, de preferência no início da primavera até o final do outono. Utilize fertilizantes orgânicos ou osmocote, e procure por adubos contendo os micronutrientes S, B, Cu, Mn e Zn, sempre intercalando um com o outro. Pode-se utilizar adubos líquidos, conhecidos como foliares, adubos químicos ou orgânicos. 

Transplante

Procure mudar o substrato a cada 2 anos de preferência na primavera. Em seguida o corte das raízes deve ser pelo menos 1/3. Se atente a não adubar nas 4 semanas seguintes, salvo no caso de uso de enraizador. Se quiser que sua muda se desenvolva mais rapidamente, plante-a diretamente em um jardim que receba muito sol e mantenha uma boa rotina de adubação e de rega. Para mudas mais velhas ou árvores já formadas, faça o transplante a cada dois ou três anos. Por fim, regar apenas quando o substrato estiver parcialmente seco na superfície.

Posição

Como essa espécie tem sua origem no nordeste brasileiro, é necessário  bastante contato com o sol, pelo menos 4 horas de sol direto em suas folhas. Contudo, devemos proteger nossas árvores nas horas de sol muito forte tanto na primavera, quanto no verão. Por mais que o bonsai caliandra é uma planta muito fácil de se cultivar, a caliandra precisa de muita luz para florescer de maneira abundante mas sol por muito tempo pode queimar a sua folhagem. Em resumo, o ideal é colocá-las no exterior, protegidas com telas de sombreamento.

Propagação

 Em resumo o bonsai caliandra pode ser propagada por estacas, mergulhia ou sementes.

Conclusão

Agora você já tem o conhecimento básico para cuidar do seu bonsai caliandra de uma forma que deixará ele cadê vez mais bonito e saudável, portanto, se você busca aprofundar seus conhecimentos em como cuidar de um bonsai, veja também nosso Guia Definitivo desenvolvido para você aprofundar seus conhecimentos na arte do cultivo do bonsai.

Deixe um comentário