Índice
Bonsai Romã
O bonsai romã é uma pequena árvore, o que é bem característico para um bonsai. Por ser de pequeno porte, essa árvore pode ser cultivada em vasos sem nenhum problema, desde que recebam boa luminosidade. Sua casca é marrom-acinzentada e lisa nas árvores jovens, ficando enrugada e escamosa com o tempo e as flores são vermelhas em forma de trombeta e grandes frutos vermelhos redondos. Estes são cobertos por um pericarpo duro e contêm um grande número de sementes, cada uma coberta por um saboroso arilo vermelho.
O bonsai romã precisa de temperatura quente e não tolera muita geada. Somente durante a dormência que acontece no inverno é que elas conseguem suportar uma leve geada. As árvores de romã podem alcançar várias centenas de anos. Elas são cultivadas por seus frutos e como árvores ornamentais.
Sua origem vem do mediterrâneo, embora seja originária da Ásia Ocidental. Além de dar frutos comestíveis, a romã é considerada uma planta ornamental pela beleza das flores. De folhagem caduca. Elas florescem abundantemente e vistosamente.
Como Cuidar de um Bonsai Romã
Rega
Ao regar seu bonsai romã, sempre verifique se o solo está seco. A romã, como a maioria das árvores de folha caduca no verão exigem um volume maior de água, mas lembre-se, deve ser deixado secar ligeiramente antes de regar novamente. No inverno, mantenha o solo ligeiramente úmido. Portanto, evite regar com água calcária e em locais de clima quente, se necessário regue 2 vezes por dia. Também é interessante borrifar água em suas folhas, mas sem excesso. Quando os dias não estiverem quentes, regue dia sim dia não.
Poda
A poda do bonsai romã pode ser feita durante a sua dormência no inverno, quando não há muitas folhas no caminho. Contudo, durante a estação de crescimento, os novos rebentos são aparados quando atingem um comprimento de um mais ou menos 10 a 15 cm.
Faça a poda dos ramos após a floração, no final do verão os botões estão totalmente formado e deve-se proceder uma seleção e os ramos mais grossos terminais também devem ser removidos para um crescimento equilibrado na primavera seguinte.
No início de sua formação como um bonsai é importante modelar corretamente desde o início, em vez de se preocupar com as flores e frutos. Tome cuidado para não deixar muitas romãs em um galho, ele tende a secar no ano seguinte.
Aramação
O processo de aramação pode ser feito de um melhor forma quando não há folhas na árvore. Os galhos velhos são bastante rígidos e quebradiços, mas os ramos mais jovens são flexíveis e podem ser facilmente modelados. O posicionamento dos ramos através da aramação pode ser feito entre a primavera/outono, mas evite fazê-lo durante a floração e tomando cuidado para não danificar a casca ou quebrar os galhos frágeis. Recomendamos que a aramação seja feita apenas quando outras técnicas de modelagem não pode ser usado ou não produzirem os efeitos desejados.
Adubação
Para o processo de adubação, coloque sempre adubo orgânico sólido a cada quatro semanas ou utilize um adubo líquido uma vez por semana durante a estação de crescimento. Use um produtos que tenham baixo teor de nitrogênio e alto de fósforo(F) e de potássio para estimular flores e frutos em árvores maduras. Não adube enquanto a árvore estiver florescendo.
Transplante
Faça o transplante do seu bonsai romã a cada dois a três anos, no início da primavera, antes que os brotos das folhas se abram. As raízes podem ser podadas consideravelmente. Use uma mistura de solo bem drenante.
Iluminação
Deve-se colocar o bonsai romã em lugares bem iluminados em que receba sol durante alguma parte do dia, preferencialmente durante a manhã. No período de inverno, se a temperatura é baixa, muito pouca água, mas não deixe secar completamente. Eles também devem ser protegidos de geadas. Uma estrutura fria, protegida de geadas, com temperaturas entre 2 e 8 °C, é o local ideal no inverno.
Pragas e doenças
As árvores de romã são vigorosas e dificilmente são atacadas por pragas e doenças. Porém, pulgões, cochonilhas-de-escamas, mosca branca e cochonilhas-farinhentas podem afetar a romã se ela ficar enfraquecida por estar em um local impróprio como em ambientes fechados por exemplo e por cuidados inadequados. Caso seu bonsai romã fique doente, utilize um inseticida específico e melhore as condições de desenvolvimento de sua árvore.
Conclusão
Agora você já tem os conhecimentos básicos para cuidar de um bonsai romã, deixando ele sempre saudável e lindo, caso você deseje aprofundar seus conhecimentos em como cuidar de um bonsai veja nosso Guia Definitivo sobre como cuidar de um bonsai.