Dicas essenciais para deixar o seu bonsai saudável tanto no verão quanto no inverno

No decorrer do ano, as plantas passam por algumas fases, são elas:

  • dormência no inverno
  • renascimento e floração
  • produzindo novo crescimento e frutas
  • um curto período de dormência no verão
  • consolidação do novo crescimento
  • preparação para a dormência no inverno.

Os períodos que devemos manter o cuidado é em fases que o clima está muito quente ou muito frio, tudo isso dependendo do tipo de bonsai que você escolheu cuidar.

Veremos no decorrer desse artigo alguns pontos que devemos nos atentar quando o assunto é bonsai.   

Bonsai no Verão

quando o verão chega, o que fazer para manter o seu bonsai saudável?

No verão as plantas podem sofrer com a desidratação decorrente do contato muito forte dos raios solares com o bonsai. 

Pensando nisso separamos algumas dicas de verão para ajudar você. Cuide deles para não deixar que morram.

Vamos para os passos:

  1. Água. é indicado que você regue sua árvore três vezes; uma vez no vaso, no solo e outra na árvore. permitindo que a água escorra no solo e no vaso e deixe água para a árvore, deixando ela absorver. 
  2. Fique de olho no seu bonsai nessa época do ano. Um ou dois dias sem os devidos cuidados pode ressecar solo e a raiz pode acabar morrendo.
  3. Não regue seu bonsai procurando aquecê-lo. A folhagem úmida pode aumentar os raios do sol – cada gota agindo como uma pequena lupa que causa mais danos do que benefícios. Além disso, a água pertence ao solo, não às folhas.
  4. Adube seu solo, a abundância de rega que você está fazendo agora, combinada com a natureza inerente ao solo poroso dos bonsais, significa que os nutrientes ficam por um período muito curto. Eles literalmente vão pelo ralo.
  5. É inteligente adicionar solo para manter o mundo em que a sua árvore bonsai vive o mais grande possível pois a quantidade de regar aumentou, fazendo com que parte da terra escorra pelos vasos de dreno. nesse caso, é melhor que o novo solo possa ser colocado no fundo da panela, e não apenas adicionado para encher a parte superior do vaso.
  6. Cuidado com a água quente, ela em uma mangueira deitada ao sol pode atingir temperaturas de níveis escaldantes. Uma rajada de água quente no seu bonsai, seja na folhagem ou no solo, pode matá-lo. É recomendado que você ligue a mangueira antes para escoar toda água quente.

Bonsai no Inverno

Todos os seres vivos necessitam de um período de descanso. Para os seres humanos, são oito horas de sono por dia. Para árvores, incluindo bonsai, é o inverno. 

Esse período de descanso é chamado de “dormência” e refere-se ao período de tempo em que o crescimento da árvore diminui bastante e chega a um ponto final. 

 Alguns bonsais podem ser considerados resistentes à geada. O termo “resistente” é um termo abrangente que se refere à capacidade das plantas de suportar condições extremas, incluindo calor, frio e seca.com isso, qualquer planta que se sabe ser resistente à geada no cultivo normal deve passar o inverno sem problemas quando mantida como bonsai.

 É bem possível que o seu bonsai possa passar o inverno com quase nenhum cuidado. No entanto, se faz necessário compreender alguns princípios básicos da horticultura, isso pode poupar a dor de perder uma planta durante o período de inverno. Um pouco de conhecimento e cuidados básicos têm o potencial de salvar a perda de muitos anos de trabalho duro. 

As árvores de bonsai são caras tanto em termos de tempo quanto de dinheiro, e perder uma boa árvore que você pode ter investido muitos anos é como perder um animal de estimação amado.

Seja para o verão ou para o inverno, seu bonsai se adapta bem a sua região e clima? a chuva evapora rápido no seu jardim? quanto a temperatura varia durante o dia e à noite? seu bonsai está exposto a muito sol do inverno?

Respondido isso, podemos seguir com alguns pontos que devem ser cuidados para manter sua planta em tempos de inverno.

  1. O primeiro ponto é a saúde da sua árvore, uma boa saúde trará mais resistência para seu bonsai em épocas de inverno. Já uma árvore que é fraca ou mal estabelecida tem resistência muito baixa a fatores adversos. 

A maneira mais segura para manter um bonsai durante o inverno é garantir que eles sejam excepcionalmente saudáveis. Para isso, busque um regime de fertilização bem concebido, oferecer às árvores as condições ideais de cultivo durante o verão e não trabalhar demais com poda, além de manter as pragas e doenças das árvores, será um caminho extremamente longo para garantir um bom resultado no inverno.

  1. Árvores internas. Se você mantém sua árvore dentro de casa o tempo todo, o inverno não será um grande problema. No entanto, há algumas coisas que você deve estar ciente, ou que podem exigir a mudança da árvore durante os meses frios.
  1. A origem do seu bonsai. Se o seu bonsai for um nativo saudável da sua região, é improvável que sejam necessários cuidados especiais no inverno. No entanto, se a árvore for fraca, por qualquer motivo, é necessário um cuidado especial no inverno.
  1. Mantenha um pouco de nutriente residual disponível para a planta, mantida no solo, por períodos quentes no inverno, quando as raízes podem estar ativas. Não use fertilizantes químicos ou alimentos foliares durante o inverno, isso não é necessário.
  1.  Luz solar. Se sua árvore precisa de muito sol o tempo todo, Isso pode representar um problema, você pode colocá-lo mais perto de uma janela quando fizer um pouco de sol, para obter a maior quantidade possível de luz solar. 
Categorias Cultivo

Deixe um comentário