12 PASSOS PARA FAZER UM BONSAI DO ZERO

COMO FAZER UM BONSAI PASSO A PASSO

Introdução

Muitas pessoas começam a cultivar Bonsai após comprar uma árvore, em uma loja de jardinagem, em lojas online ou ganham como um presente, e querem saber como fazer um bonsai passo a passo. Embora comprar um bonsai seja, sem dúvida, uma boa maneira de começar, talvez seja mais interessante e mais acessível para algumas pessoas aprender a desenvolver e estimular uma árvore desde quando ela é só uma pequena árvore ou usando sementes, e o nosso objetivo com esse artigo é mostrar como fazer um bonsai passo a passo com 12 dicas simples.

Se você optou por fazer um bonsai passo a passo a partir de sementes, nesse caso é importante que você entenda que leva normalmente cerca de 3-5 anos até que a árvore possa ser treinada do zero, e se desenvolver no formato que você tanto deseja. Tenha seu foco total em manter sua árvore de bonsai crescida, conduzida, cuidadosamente modelada e podada para criarmos a essência de um ambiente natural, tal qual na natureza.

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

Para você fazer um bonsai passo a passo e iniciar o cultivo do bonsai do absoluto zero, é necessário que você tenha em casa alguns materiais que serão de fundamental importância para que seu bonsai cresça corretamente, segue abaixo a lista de materiais:

Planta

Algumas plantas tropicais podem tornar-se bonsais, mas nem toda variedade será apropriada para fazer um bonsai passo a passo, vai depender muito da sua região. Ao selecionar uma espécie, é importante considerar o clima no qual ela será cultivada. 

Se você optar por cultivar um bonsai do zero a partir de sementes, saiba que é um processo extremamente longo e lento como foi citada na introdução, Dependendo do tipo de árvore que você plantar, pode levar de 3 a 5 anos para o tronco chegar a apenas 2,5 cm de diâmetro. Algumas sementes também precisam de condições controladas para germinar e você terá a possibilidade de controlar também o crescimento da árvore em quase todo estágio de desenvolvimento e conseguir fazer um bonsai passo a passo conosco.

sementes fazer um bonsai passo a passo

Vaso

O traço principal dos bonsais é que eles são cultivados em vasos que restringem o crescimento. O fator mais importante a considerar na hora de decidir qual vaso usar é garantir que ele seja grande o bastante para que solo suficiente cubra as raízes da planta. Ele deve ser esmaltado por fora e não por dentro para que as raízes se consigam alimentar corretamente.

vaso fazer um bonsai passo a passo

Substrato

Mais conhecido com o solo. A escolha da mistura de solo correto para suas árvores de bonsai é um fator importante para que sua árvore se mantenha saudável. O solo é importante para suprir as árvores com nutrientes apropriados, mas ele também precisa drenar adequadamente, proporcionar aeração suficiente e reter água. Os componentes mais importantes para as misturas de solo para você fazer um bonsai passo a passo são Akadama, pedra-pomes, rocha de lava, adubo orgânico para plantas e cascalho fino ou areia grossa.

tipo substratos fazer bonsai passo a passo

Tela de drenagem

Após escolher os vasos de bonsai perceba que eles possuem um ou mais buracos no fundo para permitir a passagem da água excedente da rega. Você deve cobri-los com uma tela de drenagem para impedir que o substrato acabe também saíndo. Instalar telas sobre os buracos de drenagem do vaso é fundamental para evitar a erosão do solo, que ocorre quando a água carrega o solo para fora do recipiente por meio desses orifícios.

tela de drenagem para Fazer um bonsai passo a passo

Arame

O ideal é que se use arames de cobre ou alumínio por serem mais maleáveis. O arame deve ser constantemente vigiado, para evitar cortes e marcas no tronco ou nos galhos. Procure usar um arame que tenha metade do diâmetro do ramo que está sendo aramado. 

Caso você coloque um arame muito fino, perceberá que o galho não ficará na posição que você quer por ser arame de fácil flexibilidade e você conseguirá ver quais ramos ele poderá “alinhar” de acordo com a posição que você quer que seu bonsai fique. Tenha muito cuidado ao usar essa técnica para não colocar algo muito pesado e acabar quebrando os galhos. 

Dica importante: nunca deixe as pontas dos arames soltas, caso não consiga envergá-las com as mãos, corte as sobras com um alicate. Caso não encontre em lojas de jardinagem, procure em depósitos de construções, pois a tela é ideal para fazer um bonsai passo a passo, garantindo um escoamento correto da água.

arame Fazer um bonsai passo a passo

Hashi

Você pode achar parecido com os palitinhos utilizados para comer o famoso sushi, porém, na criação do bonsai, essa ferramenta é de fundamental importância, por se tratar de uma ferramenta para manusear sua futura árvore de bonsai.

hashi Fazer um bonsai passo a passo

Raque

É uma ferramenta muito útil durante o transplante da sua árvore, utilizado para desembaraçar as raízes do substrato e é uma ferramenta para bonsai chinesa ideal para quem está iniciando na arte do Bonsai.

raque Fazer um bonsai passo a passo

Tesoura para poda

Obter uma tesoura especial para bonsai é fundamental. Ao contrário de tesouras comuns, essa ferramenta especial evitam deixar marcas grotescas nos cortes, deixando assim seu bonsai mais saudável e limpo esteticamente. 

tesoura de poda Fazer um bonsai passo a passo

Enraizador

Se você está iniciando e não sabe como fazer um bonsai passo a passo, você irá precisar de um fertilizante que contém um complexo nutricional balanceado e equilibrado para estimular o enraizamento do Bonsai. Eles são utilizados em transplantes, produção de mudas, estaquia, alporquia ou qualquer outro trato que necessite estimular a produção de raízes. 

enraizador Fazer um bonsai passo a passo

Agora que conhecemos os materiais necessários para fazer um bonsai passo a passo, vamos colocar a mão na massa, ou melhor, na terra;

FAZER UM BONSAI PASSO A PASSO

Passo 1 – Colocando a Tela de Drenagem

 Coloque a tela de drenagem no vaso, como foi falado acima, os vasos de bonsai possuem um ou mais buracos no fundo para permitir a passagem da água excedente da rega. Você deve cobri-los com uma tela de drenagem para impedir que o substrato acabe também saíndo.

tela no fundo Fazer um bonsai passo a passo

Passo 2 – Colocando Arame de Fixação

Coloque o arame de fixação de raízes passando o arame pelos buracos de dreno do vaso de forma que saiam para fora do vaso. O arame deve ser suficientemente longo para posteriormente você amarrar o bonsai no vaso.

arame no fundo Fazer um bonsai passo a passo

Passo 3 – Colocando Substrato

Coloque substrato em uma pequena quantidade no fundo do vaso para acomodar as raízes.

substrato no fundo Fazer um bonsai passo a passo

Passo 4 – Retirando Pré-bonsai

Caso você tenha em mãos um pré bonsai, tire a planta do vaso atual, tomando cuidado para não quebrar ou danificar o tronco principal. prepare sua árvore de bonsai com o auxílio da espátula do raque afrouxando a terra nas laterais, dentro do pote plástico. Não force para evitar danificar as raízes. Depois, vire a planta para baixo e puxe-o com cuidado.

pre bonsai Fazer um bonsai passo a passo

Passo 5 – Podando a Raiz

Corte as raízes e retire cuidadosamente a terra que envolve as raízes, fazendo movimentos leves com o raque da base do tronco para a parte de baixo do torrão. 

raizes Fazer um bonsai passo a passo

Passo 6 – Colocando no Vaso

Coloque a planta no vaso fazendo leves movimentos circulares para a esquerda e direita para espalhar e acomodar as raízes no fundo do vaso.

Obs; As raízes não precisam ficar totalmente limpas, apenas o bastante para que você possa ver o que está fazendo ao podá-las.

vaso Fazer um bonsai passo a passo

Passo 7 – Colocando Solo Especial

No fundo do vaso vazio, ponha uma camada de solo de grãos maiores para servir de base e em seguida adicione um solo mais fino e mais solto sobre ela. Para fazer um bonsai passo a passo com os devidos cuidados com a saúde do mesmo, coloque o substrato após a planta ser colocada dentro do vaso, até preencher todo o vaso, cobrindo todas as raízes finas. Depois, fixe o tronco utilizando os arames de fixação.

fixar tronco bonsai Fazer um bonsai passo a passo

Passo 8 – Compactando o Solo

Acomode o  substrato fazendo uma compactação do substrato. Isto serve para que o solo penetre entre as raízes. Para esse processo utilizamos o hashi como na segunda imagem seguinte.

substrato Fazer um bonsai passo a passo

Passo 9 – Fixando a Árvore

Coloque a planta logo após colocar o substrato, fixe a planta no vaso utilizando os arames de fixação para que esta não fique solta. Isto vai ajudar na recuperação das raízes. A maioria das raízes será cortada antes do transplante para o novo vaso.

planta com hashi Fazer um bonsai passo a passo

Passo 10 – Preparando Enraizador

Prepare o enraizador em uma bacia, acrescente 2 litros de água e 1 tampinha e meia do enraizador para ajudar na recuperação e crescimento das raízes.

enraizador no balde Fazer um bonsai passo a passo

Passo 11 – Submersão da Árvore

Mergulhe o bonsai no enraizador com o enraizador já dissolvido, imergimos lentamente o bonsai completamente dentro da bacia com água para que o substrato não saia do vaso. Você verá bolhas de ar saindo do substrato, isso é normal, é a água ocupando o lugar do ar existente dentro do substrato. Deixar imersa por 15 minutos.

mergulhando raiz bonsai Fazer um bonsai passo a passo

Passo 12 – Limpeza da Árvore

Limpe e hidrate seu bonsai depois da imersão, retire o vaso da bacia e deixe escorrer a água do vaso. Em seguida borrife água na parte aérea da planta, limpe o vaso e retire o excesso de substrato.

limpando bonsai Fazer um bonsai passo a passo

Dica extra

Você acabou de concluir e fazer um bonsai passo a passo, sua nova árvore passou por um processo que não é de costume para ela, então der a ela duas a três semanas de descanso depois de envasá-la novamente, deixe-a em um local com luz parcial, protegida do vento ou da luz solar direta. 

Regue a planta, mas não use muito fertilizante até que as raízes tenham se restabelecido. Dando à árvore um tempo para se adaptar ao novo ambiente e o novo local que você decidiu fazer o seu bonsai.

Veja esse vídeo exemplo de como fazer um bonsai passo a passo:

Conclusão

Espero do fundo do meu coração que você tenha aprendido como fazer um bonsai passo a passo, você aprendeu também as ferramentas que deve ser utilizadas para deixar seu bonsai sempre saudável. Quero deixar um sugestão para você, veja também nosso guia definitivo para cuidar de um bonsai,

Deixe um comentário