Ícone do site Como cuidar de um Bonsai

Manual do Bonsai: como cuidar da árvore em apartamento?

Manual do Bonsai: como cuidar da árvore em apartamento?

Manual do Bonsai: como cuidar da árvore em apartamento? Fonte: Freepik

Manual do Bonsai: como cuidar da árvore em apartamento?
Fonte: Reprodução

As pequenas árvores são um sucesso para quem ama a natureza e ama cuidar dela. E ao contrário do que muitos pensam, ter uma árvore em casa pode não demandar tanto espaço assim, mesmo para quem mora em apartamento e no manual do Bonsai, você aprenderá as melhores formas de cultivar essa árvore em miniatura.

De origem chinesa, mas difundido no Japão, o Bonsai é uma excelente opção para quem ama a natureza e sonha em ter uma árvore em apartamento mas que não ocupe tanto espaço. 

O Bonsai é um termo japonês que significa “Plantado em uma bandeja”. O seu cultivo encantador surgiu na China e foi adaptado pelos japoneses. Com uma mistura de técnica de horticultura e estética, cultivar um Bonsai é considerado uma arte, nos dias de hoje, cujo objetivo é criar uma representação realista em miniatura da natureza, na forma de uma árvore. 

Dicas de cuidados básicos de um Bonsai

Fonte: Reprodução

A árvore em miniatura Bonsai, é uma excelente opção para quem sonha em ter uma planta pequena e de fácil cuidado, bem como decorar e trazer mais vida para qualquer ambiente do apartamento. 

Contudo, cuidar de um Bonsai requer técnica e pode não ser tão fácil quanto aparenta. Portanto, confira algumas dicas de como cuidar de um Bonsai de forma prática:

Regar

É necessário entender bem a temperatura ambiente ideal e as condições climáticas para determinar a quantidade de regras de cada Bonsai. Em dias amenos, o ideal é regá-lo uma vez ao dia, nos horários da manhã ou fim da tarde. Em dias secos, o indicado é regar o Bonsai duas vezes ao dia. Sendo assim, evite regar em excesso, isto pode gerar um apodrecimento da raiz, devido a falta de ar na terra. 

Use um palito para verificar a umidade

Para ter uma maior certeza se você está regando da forma correta seu Bonsai, uma técnica muito usada é a de fundar um palito na terra do vaso e então retirar para verificar se o palito está muito molhado. Caso esteja encharcado, não é necessário fazer a rega naquele momento. 

Poda quando necessário

A frequência da poda a ser realizada dependerá de cada espécie, o que geralmente varia de 3 a 6 meses. A poda mais simples consiste na retirada dos galhos e brotos que já tenham ultrapassado o tamanho e o formato pretendido. Isso pode ser feito utilizando tesouras específicas ou tesouras comuns, dependendo do tipo de Bonsai. 

A poda tem o objetivo de forçar a distribuição uniforme e desenvolver uma folhagem densa. 

Caso seu Bonsai precise de uma poda mais específica, busque por um profissional para que possa auxiliá-lo. 

Escolha seu lugar ideal

Cada tipo de Bonai, necessitará de um local especial e específico, pois algumas preferem a luz solar e outras preferem meia sombra.

O ideal é tentar encontrar um ambiente onde a temperatura seja constante. Uma dica importante e bastante necessária para o bom cuidado do seu Bonsai, é observar a coloração das folhas. Se elas estiverem amareladas, é sinal de que está recebendo muita luz. Caso estejam escurecidas é sinal de que seu Bonsai precisa de luz solar. 

Saiba a forma correta de adubação

Em casos de Bonsai externo, o mais indicado é que sua adubação seja feita no período de crescimento, que vai do início da primavera até metade do outono. Já para os Bonsai internos, podem ser adubados durante todo o ano. É indicado que não seja adubado as árvores doentes. O recomendado é sempre a utilização de adubos orgânicos, bem como, que se use somente a quantidade indicada. Caso coloque adubo em excesso, o Bonsai poderá morrer. 

Escolha o vaso ideal

A escolha do vaso certo para o seu Bonsai é uma tarefa que demanda bastante cuidado, tendo em vista que, muitos fatores devem ser analisados. O ideal é optar por vasos não vitrificados e que não possuam esmalte brilhante, a menos que a árvore tenha flores ou frutos.

O tamanho do vaso deve ser proporcional a aproximadamente ⅔ da altura da árvore e a profundidade do vaso deve medir até 2 vezes a espessura do tronco na sua base. 

Realize a troca do vaso quando indicado

É preciso prestar bastante atenção em diversos fatores para saber quando é a hora certa de realizar a troca do vaso. Quando perceber que as raízes estão mais densas no vasos do seu Bonsai ou que a água está demorando mais tempo para ser absorvida pelo solo, pode ser um sinal de que está na hora de trocar de vaso. No caso dos bonsais maiores, as raízes crescerão mais depressa.

Por isso pode ser que o vaso tenha que ser mudado anualmente. Mas a regra pode não funcionar com todos, é preciso notar as diferenças que a árvore está apresentando e decidir qual é o melhor período para realizar a troca. Para alguns tipos de Bonsais, é preferível que a mudança do vaso seja feita no verão ou na primavera, para outras espécies o outono é o período mais indicado. 

Como cuidar de um Bonsai em apartamento?

Fonte: Reprodução

Para manter seu Bonsai com uma boa saúde, é necessário determinados cuidados, e para quem mora em apartamento, o cuidado e a atenção, ocorre da mesma forma. Portanto, confira a seguir as dicas de como cuidar de um Bonsai em seu apartamento:

Regue seu Bonsai somente quando a terra estiver seca

No caso de cultivar um Bonsai tropical em seu apartamento, é necessário estar sempre atento à umidade da sua árvore, já que o uso de ar condicionado e/ou aquecedores pode deixar o ar mais seco do que o costume. “Nestes casos, é aconselhável colocar uma bandeja de água próximo a ele, lançar mão de borrifadores ou nebulizadores”. 

Cuide bem da adubação

O solo para Bonsai é uma mistura de terra adubada com húmus de minhoca, por exemplo, com Akadama, um substrato para Bonsai que favorece a drenagem no vaso, associados ao cascalho fino. 

Saber qual o tipo de Bonsai, se este dá flores e frutos ou é apenas vegetação verde ajudará na escolha do adubo com a combinação certa de nitrogênio, fósforo e Potássio. É possível comprar o adubo adequado em lojas especializadas, podendo contar com a ajuda dos vendedores para escolher o tipo de adubo mais apropriado. 

Mantenha a poda em dia

Uma parte muito importante para moldar a forma correta do seu Bonsai, é que a poda deverá ser executada frequentemente. Muitos dos profissionais explicam que as árvores possuem a tendência de crescer mais no alto e nas bordas, dessa forma, ao podar estas regiões do seu Bonsai, há um estímulo para as partes mais próximas do caule crescerem, ajudando a criar o modelo de árvore em miniatura, permitindo a escolha de galhos que serão deixados ou podados, modelando e criando o design desejado.

Conclusão do manual do Bonsai

O cuidado da árvore Bonsai é bastante prática e rápida, embora necessite de cuidados e atenção especial. Sem falar na praticidade de criá-la em seu apartamento, além de claro, embelezar o ambiente. Logo, para saber mais sobre as curiosidades dessa árvore em miniatura tão linda e desejada, acesse nosso blog e conheça mais sobre como cuidar de um Bonsai!

Sair da versão mobile