Ícone do site Como cuidar de um Bonsai

O que é um Bonsai e qual o seu grande significado?

O que é um Bonsai e qual o seu grande significado?

O que é um Bonsai e qual o seu grande significado? Fonte: Reprodução

O que é um Bonsai e qual o seu grande significado?
Fonte: Reprodução

Você sabe o que é um Bonsai ou alguma vez já ouviu falar nessa pequena árvore? Para quem ama a natureza e ama estar perto dela, as flores e as plantas estão sempre a disposição, seja em um passeio ou cultivo. Afinal, todos amam um belo jardim, um parque, jardim botânico, uma floricultura e um arranjo lindo muito bem enfeitado em alguma parte da casa ou escritório. 

Entre tantos os tipos, cores e significados, um que chama mais a atenção, é o Bonsai. Ele encanta com sua delicadeza, beleza e arte. Contudo, será que você já viu um Bonsai ou sabe o que é e seu significado real? Se a resposta é não, seja bem-vindo a como cuidar de um Bonsai e saiba tudo sobre essa árvore em miniatura tão encantadora. 

O que é um Bonsai?

Fonte: Reprodução

Primeiramente, a palavra Bonsai deriva do idioma japonês, que quer dizer “árvore em bandeja”. Em outras palavras, trata-se de um arbusto ou uma árvore em tamanho reduzido que foi plantado em um recipiente com pouca profundidade. 

O Bonsai é produzido a partir de um corte, mudas ou pequenas árvores que tenham potencial para se desenvolverem. Seu cultivo, para que permaneça pequeno, é feito em um processo de confinamento em um vaso com coroa  e com a poda de sua raiz. 

O Bonsai é, basicamente, uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, representando a arte viva da união de arte, agrotécnicas e tempo. E para que seu Bonsai possa durar anos, é preciso paciência, amor, técnica e dedicação. 

Qual o significado do Bonsai?

O Bonsai expressa vários significados tanto para quem dá de presente como para quem a recebe. Ele transmite respeito e a previsão de prosperidade. Ademais, simboliza a paz, a harmonia, o equilíbrio, a paciência, a felicidade e a honra. 

Quais são os principais tipos de Bonsai?

Fonte: Reprodução

O Bonsai, assim como qualquer outra árvore e flores, possui espécies diferenciadas. Sendo assim, conheça algumas das espécies de Bonsai mais utilizadas:

Bonsai de Serissa

A espécie de Bonsai Serissa, é um tipo de árvore que não aceita temperaturas muito baixas e nem constantes alterações climáticas. Trata-se de uma miniatura de arbusto, que floresce duas vezes ao ano, com mini flores brancas ou rosadas. Em casa, seu lugar ideal deverá receber bastante luz solar, preferencialmente luz direta do sol. A Bonsai Serissa, gosta de água, contato que distribuída de maneira uniforme, que umedeça a terra sem encharcá-la. 

Bonsai Figueira

O Bonsai Figueira é bem mais resistente às alterações climáticas que possam ocorrer quando coma

parado ao Serissa. Suas folhas são bem verdes, assim como a figueira de tamanho normal. Trata-se de uma mini árvore de fácil cultivo, que prefere ambientes com grande incidência solar, passando até três horas por dia no mínimo. As regras devem ser cumpridas regularmente quando a terra estiver seca. De dois em dois anos, ele deve ser transferido de um vaso para outro. 

Bonsai de Romã

O Bonsai de Romã é uma árvore em miniatura do exterior, pois frutifica e floresce melhor em ambientes com plena luz solar. No inverno, é importante transferi-lo para dentro de casa, pois ele não resiste a baixas temperaturas. As regras devem ser frequentes, pois a mini Bonsai de Romã exige solos úmidos. No fim da primavera, deve-se proceder à poda dos galhos quando terminada a floração. 

Bonsai de Acerola

O Bonsai de Acerola apresenta muitos ramos, com frutinhos ricos em vitamina C. No verão, começam a emergir os brotinhos, épocas em que não é ideal adubar a mini Bonsai. A adubação deve ser realizada apenas no início da primavera e no fim do Outono. Trata-se de uma espécie própria para ambientes externos, pois prefere intensa luz solar. As regas na árvore em miniatura deverão ser frequentes, contanto que não encharque o solo. 

Bonsai de Jabuticabeira

O Bonsai da espécie de Jabuticabeira, é considerado um dos mais belos, pois dele emergem lindas jabuticabinhas. Trata-se de uma mini árvore pouco resistente ao frio. Esse tipo de espécie de Bonsai exige luz solar mais leve, e não intensa como a maioria das árvores em miniatura. No inverno, em temperaturas muito mais baixas, as árvores de jabuticabeira em miniatura devem ser protegidas do frio e dos ventos gélidos. A mini jabuticabeira requer muitas regas no verão, já no inverno, não é necessário tantas regas assim, a não ser que o solo esteja seco. 

Bonsai de Cerejeira

O Bonsai de Cerejeira exige bastante água assim como a maioria das mini frutíferas. O ideal é regar a plantinha quando a terra estiver seca e basta introduzir um palito para verificar como está a umidade para não correr risco de encharcá-la. Trata-se de uma mini árvore Bonsai perfeita para os ambientes externos, com bastante luz solar. Quando dentro de casa, o lugar ideal deve apresentar boa luminosidade e ventilação. 

Bonsai de Pinheiro Negro

O clássico Bonsai de Pinheiro Negro é uma espécie que requer mais cuidados comparado a outras espécies de Bonsai. Entretanto, ele é bastante resistente a condições de solo desfavoráveis. Trata-se de um mini pinheiro próprio para ambientes externos, pois se desenvolve bem melhor em plena luz solar. As regras devem ser poucas, contudo, regulares e a poda dos galhos deve ser realizada anualmente. 

Quais são os tamanhos dos Bonsai?

Fonte: Reprodução

Com a popularização da técnica, foram divididos alguns estilos básicos de Bonsai. Os bonsai podem variar bastante de tamanho, podem ser de:

Se todas as suas dúvidas a respeito dos Bonsai foram respondidas e agora almeja em cuidar dessa mini árvore encantadora, acesse nosso blog “Como cuidar de um Bonsai” e saiba as melhores formas de cuidar e dar toda a atenção para sua árvore em miniatura para que dure anos e fique linda em qualquer ambiente. 

Sair da versão mobile