Ícone do site Como cuidar de um Bonsai

Qual a forma correta de cuidar de um Bonsai?

Qual a forma correta de cuidar de um Bonsai?

Qual a forma correta de cuidar de um Bonsai? Fonte: Reprodução

Qual a forma correta de cuidar de um Bonsai?
Fonte: Reprodução

Para quem ama estar perto da natureza, criar e cuidar de um Bonsai é uma das formas mais especiais de ir ao encontro delas, já que estar perto de flores, plantas e árvores é o desejo de muitos.  

O Bonsai é um termo japonês que significa “plantado em uma bandeja”. Está arte é derivada de uma prática chinesa bastante antiga de horticultura, parte da qual, foi reconstruída sob a influẽncia do zen-budismo japonês, cujo, ocorreu há quase mil anos atrás. 

O grande objetivo de cultivar um Bonsai é criar a representação miniaturizada, porém realista da natureza, em forma de uma árvore. 

Com uma mistura de técnica de horticultura e estética, cultivar um Bonsai é considerado uma arte atualmente, cujo objetivo é criar uma representação bastante realista em miniatura da natureza, em forma de uma árvore. 

O Bonsai é uma excelente opção para quem sente o desejo de cuidar de uma planta pequena e de fácil cultivo, bem como decorar e trazer mais vida para o ambiente. Cuidar de uma árvore em miniatura requer técnica e não é tão simples quanto parece, já que o Bonsai necessita de cuidados e manutenções especiais. 

Portanto, se você almeja cultivar um Bonsai ou já possui uma árvore em miniatura muito especial em casa e não sabe quais são os seus cuidados especiais, não se preocupe, pois você verá a seguir tudo sobre, em como cuidar de um Bonsai. 

Quais são os principais tipos de Bonsai

Fonte: Reprodução

São diversas as espécies de Bonsai que existem e que são bastante cultivadas tanto internos quanto externos, que irão encantar você. A seguir confira os tipos de Bonsai mais cultivados e descubra a preciosidade de ter uma árvore em miniatura para cuidar em sua cas, escritório ou apartamento:

Bonsai Pinheiro Negro

O Bonsai de Pinheiro Negro, precisa de bastante cuidado para o seu cultivo, e é um Bonsai bastante clássico. São bastante resistentes a condições de solo precárias e é um tipo Bonsai de exterior que gosta de bastante luz. Suas folhas agudas podem aumentar caso não recebam luz solar necessária. Os pinheiros não gostam de muita umidade e a poda deve ser realizada uma vez por ano, apenas. 

Bonsai Tuia

O Bonsai Tuia possui uma folhagem densa e alargada e seus ramos crescem em grande quantidade. Trata-se de um Bonsai que gosta de luz, podendo ser direta ou meia sombra. No verão, necessita de bastante água, podendo chegar até duas regas por dia. Já no inverno, a quantidade é reduzida, variando de uma a duas regas por semana. 

Bonsai Amora

O Bonsai Amora cresce bastante rápido e possui uma boa adaptação a qualquer tipo de solo, mas preferem os mais úmidos e profundos. Consomem bastante água no verão, pois se desidratam facilmente. 

Sua adubagem deve ser realizada durante a primavera e o verão. Florescem geralmente no final do inverno, de setembro a novembro. Suas deliciosas frutas de coloração vermelha a arroxeadas encantam qualquer pessoa. 

Como cuidar de um Bonsai da forma correta?

Fonte: Reprodução

Sem mais delongas, que tal conhecer como cuidar de uma forma especial seu Bonsai? Confira a seguir:

Rega correta

É necessário saber a temperatura correta do ambiente e as condições climáticas para enfim determinar a quantidade de regas adequadas para cada Bonsai. Em dias amenos, o ideal é regá-lo uma vez ao dia, nos horários da manhã ou fim de tarde. 

Em dias secos, o indicado é regá-lo duas vezes ao dia. Evite regar em excesso, isto pode gerar um apodrecimento da raiz, devido a falta de ar na terra. 

Utilize um palito para verificar como anda a umidade do seu Bonsai

Para ter uma maior certeza de que a sua rega está sendo realizada da forma correta, faça o uso de um palito pequeno, para fundar na terra do vaso e então retirar para observar como anda a umidade do seu Bonsai. Caso esteja muito molhado, não será necessário regá-la novamente naquele momento. 

Realize a poda adequadamente

A frequência de poda dependerá de cada espécie, o que geralmente varia de 3 a 6 meses. A poda mais simples consiste na retirada dos galhos e brotos que já tenham ultrapassado o tamanho e o formato pretendido. Isso pode ser feito utilizando tesouras específicas ou tesouras mais comuns, dependendo do tipo do Bonsai, por isso, é muito importante pesquisar sobre o tipo do seu Bonsai e entender melhor quais são as suas necessidades especiais. 

Escolha o melhor lugar para deixar seu Bonsai

Como mencionado anteriormente, cada Bonsai tem uma necessidade especial, e da mesma forma é o lugar em que ele irá ficar, já que alguns preferem a luz solar e outros meia sombra. O ideal é tentar encontrar um ambiente onde a temperatura seja constante e estar sempre atento às suas folhagens. 

Faça a adubação da forma correta

Em casos de Bonsai externos, o indicado é que sua adubação seja feita no período de crescimento, que vai do início da primavera até metade do outono. Já os Bonsai internos poderão ser adubados durante todo o ano. O mais indicado é que não seja realizada adubação em árvores doentes e nem que seja realizada em grandes quantidades para que seu Bonsai não venha a morrer. 

Escolha o vaso ideal

A escolha do vaso ideal é muito importante para a saúde e o crescimento saudável de seu Bonsai, já que é uma tarefa que demanda bastante cuidado, tendo em vista que muitos fatores devem ser analisados. 

O ideal é optar por vasos não vitrificados e que não possuem nenhum tipo de esmalte brilhante, a menos que a árvore seja composta por flores ou frutos. O tamanho ideal para o seu Bonsai é de aproximadamente 2 ⁄ 3 da altura da árvore e a profundidade do seu vaso deverá medir até duas vezes mais a espessura do tronco em sua base. 

Conclusão

Fonte: Reprodução

Os cuidados de um Bonsai dependerá bastante de sua espécie, por isso, para reforçar mais uma vez, busque sempre saber qual é a espécie de seu Bonsai e quais cuidados especiais ele demanda. 

E para ajudar você a realizar um cuidado adequado que faça com que sua árvore em miniatura seja bem saudável, acesse nosso blog sobre “Como cuidar de um Bonsai” e confira as melhores dicas para sua árvore especial!

Sair da versão mobile