Ícone do site Como cuidar de um Bonsai

Qual a importância de ter um Bonsai em casa?

Qual a importância de ter um Bonsai em casa?

Qual a importância de ter um Bonsai em casa? Fonte: Reprodução

Qual a importância de ter um Bonsai em casa?
Fonte: Reprodução

Afinal, qual a importância de ter um Bonsai em casa? O Bonsai é a árvore em miniatura mais desejada por quem ama a natureza e adora cuidar de plantas, flores e muito mais das grande belezas que há na natureza. Essa pequena árvore possui grandes significados lindos e cheio de importância e vantagens para quem cuida desta árvore. 

Criar um Bonsai é ter uma oportunidade de ter um contato direto com a natureza. Pode ser um passatempo com características terapêuticas, uma oportunidade de desenvolver e expressar a criatividade e, também, uma forma de comércio. São muitas as possibilidades de criar uma Bonsai. 

O que é um Bonsai?

Fonte: Reprodução

Em suma, a palavra Bonsai significa, literalmente, “plantado em uma bandeja”. Porém, pode ser definido, simplesmente, como uma árvore em miniatura, cultivada em um vaso apropriado. Bonsai é um ideograma, também conhecido como kanji. 

O Bonsai é uma arte japonesa que transcendeu a arte chinesa há mais de mil anos atrás. 

O grande objetivo de se cultivar um Bonsai é criar uma representação miniaturizada, contudo, realista, na forma de uma árvore, transformando-a em uma bela arte. Na realidade, os Bonsais são plantas geneticamente transformadas em anãs, sendo que qualquer espécie de árvore pode ser utilizada para se cultivar como Bonsai. 

A técnica do Bonsai, não tem como foco criar árvores deformadas, muito pelo contrário, a planta deve ser saudável e capaz de exprimir toda a beleza e volume daquelas que crescem em ambiente natural, estando em harmonia perfeita com o recipiente escolhido. Trata-se de recriar a impressão de árvores existentes na natureza, usando material vivo e saudável. 

O cultivo do Bonsai é uma completa arte, pois, a criatividade e a inspiração possui uma grande importância, aliadas a técnica de jardinagem. É importante lembrar, desde o início, que a construção do Bonsai exige uma visão de conjunto e atenção aos detalhes. 

É uma arte que leva dedicação total de quem a pratica, trazendo assim, grandes benefícios emocionais, pois cria um ambiente de apaziguamento e de contemplação. 

Qual é a importância de criar um Bonsai em casa?

A criação do Bonsai em casa, traz grandes benefícios à saúde e até a própria casa, tornando assim uma grande importância para quem a cultiva. Conheça a seguir algumas das vantagens incríveis de ter um Bonsai em casa:

Contato com a natureza

O Bonsai, devido sua história, formato e espécie permite que quem a cria tenha contato direto com uma parte da natureza em seu dia a dia, tornando este um dos grandes benefícios garantidos do uso de Bonsai. 

Propriedades terapêuticas

Pessoas com histórico de ansiedade e depressão, obtiveram uma grande melhora no quadro psicológico depois que um determinado centro terapêutico passou a adotar o cultivo de Bonsai na rotina de alguns de seus pacientes. 

Manifestação de beleza

O Bonsai é uma excelente arte para decoração de ambientes e deixam qualquer cômodo da casa ainda mais charmoso e elegante. É considerado uma expressão artística da natureza e sua beleza depende do cuidado dado por seu cultivador. 

Símbolo de prosperidade

Muitos acreditam que quando alguém recebe um Bonsai, é um indício de que esta pessoa terá abundância em breve. Além de simbolizar a premonição de prosperidade, o Bonsai atrai paz, harmonia, equilíbrio, paciência, felicidade e honra. 

Tipos de Bonsai mais usados

O Bonsai apresenta-se nos mais variados tamanhos, estilos e espécies, estando dividido em quatro principais modelos, sendo eles: tronco único e recto, tronco projetado para baixo, tronco composto e raízes. Sendo assim, conheça alguns dos principais tipos de Bonsai mais usados:

Bonsai Chokkan 

Por ser a forma mais prática e simples de um Bonsai, a Chokkan é ideal para iniciantes no cultivo da árvore em miniatura. Devido às suas proporções equilibradas, como tronco reto, características arredondadas, ramos que vão abrindo de cima para baixo, sendo mais compridos na base para criar um efeito horizontal muito agradável. 

Bonsai Shakan

A posição natural das árvores é voltada para onde a luz está ou inclinada porque os ventos a empurram de forma contínua, e assim é este Bonsai. O tronco é reto, mais inclinado a partir da base, estando as raízes de um lado e comprimidas do outro, para apoiar a pequena árvore. 

Bonsai Moyogi

Apesar de ser muito semelhante ao estilo reto e formal, principalmente porque seu topo está posicionado também sobre a base do tronco, este modelo permite algumas curvas, com ramos estendidos nas mesmas direções. O resultado é um efeito dinâmico e de movimento. 

Bonsai Fukinagashi – varrido pelo vento

Assim como o próprio nome já indica, essa espécie de Bonsai está inclinada para um lado, enquanto o ramos mais próximo da base está voltado para a direção oposta. Há três ângulos possíveis para este modelo: uma inclinação ligeira, uma inclinação que varia entre os 30 e os 45 graus ou uma inclinação acentuada. O aspecto geral é uma árvore que parece ter sido fustigada por ventos ou uma forte tempestade. 

Bonsai Hokidachi – Vassoura

Um estilo bastante clássico entre os Bonsai, o Hokidachi se encontra e é extremamente difícil de conseguir, recebeu o seu nome das tradicionais vassouras japonesas. O seu tronco direito suporta uma copa de ramos finos que criam um efeito aberto, uniforme e muito bonito. 

Bonsai Kengai – cascata

No estilo Kengai, o ramo principal do Bonsai, ou até mesmo o tronco, está adestrado para crescer verticalmente, para depois ser direcionado para baixo. A apresentação final é um Bonsai “descaído”, abaixo do bordo do vaso, o que lhe confere o ar de uma árvore de montanha que suporta condições climáticas adversas como a neve ou o vento forte. 

Bonsai Han-Kengai – Semi cascata

Essa espécie é uma derivação do Kengai. Neste Bonsai apenas um dos ramos, encontra-se abaixo do bordo do vaso. O tronco se mantém vertical, com uma ligeira inclinação. 

Conclusão

Fonte: Reprodução

Então, gostou de saber a importância de criar um Bonsai em casa e os tipos de Bonsais mais usados? Se você chegou até aqui e criou o desejo de cultivar um Bonsai em casa e estar mais pertinho da natureza de uma forma especial, acesse nosso blog sobre como “Cuidar de um Bonsai” e conheça as formas mais adequadas, simples e incríveis para cuidar da sua árvore em miniatura.

Sair da versão mobile