Índice
Introdução
Essas árvores são bastante delicadas e necessitam de cuidados como um animal de estimação ou até mesmo uma criança, e como todo animal ou criança, o bonsai pode ficar doente, infelizmente. Porém o bonsai não consegue passar uma comunicação quando estão doentes, eles precisam de você, por esse motivo, veja abaixo alguns sinais de problemas e os cuidados com bonsai que você deverá manter. É necessário que você conheça a fundo a árvore que você tem para saber o que fazer nessa situação. Se você é um total iniciante, vou ensinar os 8 sinais que o seu bonsai pode passar para você que tem algo de errado com ele:
Os Oitos Sinais
1 – Manchas visíveis nas folhas.
Você precisa ficar atento quando aparecer manchas, geralmente elas são vermelhas, marrons ou pretas, e isso nas folhas da sua árvore quase sempre significa uma infecção por fungos. Isso deve ser tratado o mais rápido possível, todas as folhas afetadas devem ser removidas, e é uma boa ideia tratar sua árvore com um medicamento antifúngico e isso você pode encontrar em uma loja de jardinagem.
2 – Folhas murchas ou amareladas.
Folhas murchas ou amareladas são os sinais mais frequentes de problemas de saúde da sua árvore. Pode ser decorrente da rega excessiva, mas também pode ser causada por algumas doenças, subaquática ou uma exposição excessiva à luz solar.
3 – Uma árvore solta ou balançando no vaso.
Um bonsai saudável se apega firmemente ao solo e permanece firme no lugar quando você tenta mover o tronco. Se ele se move livremente, isso indica um crescimento deficiente das raízes e raízes ruins podem sufocar uma árvore. Isso pode ser causa da rega excessiva, uma causa comum aqui. Tente adicionar adubo ao bonsai por meio do solo.
4 – Bordas irregulares das folhas.
Se suas folhas estão ásperas nas bordas, infestações como pragas e ácaros podem rapidamente causar danos a uma árvore. Frequentemente, banhar suavemente as folhas e o tronco em água com sabão e remover os insetos visíveis eliminará a infestação. Caso contrário, você precisará de pesticidas que podem ser encontrados em lojas de jardinagem.
5 – Galhos caídos.
Geralmente, os ramos ruins são o resultado de má nutrição ou solo pobre de nutrientes e minerais. Outros problemas de saúde, como mofo, também podem causar isso; esteja preparado para procurar um fungicida se os minerais não ajudarem.
6 – Casca danificada.
Os bonsais também podem contrair câncer e outras doenças “sob a pele”, e é especialmente comum se a árvore não cicatrizar adequadamente após um corte. Tudo o que você pode fazer aqui é cortar a parte infectada do tronco ou galhos e, em seguida, usar pasta cortada para incentivar a cura saudável.
7 – Perda de folhagem fora da estação.
Se o seu bonsai está perdendo as folhas na estação errada, isso pode ser mais um sinal de infecção por mofo ou fungos. Para tratar isso também será necessário fungicidas, infelizmente essa é a única opção para salvar a árvore. Quanto a isso seja rápido em tratar, pois essas infecções podem se espalhar rapidamente ou até saltar de um bonsai para outras plantas próximas.
8 – Verifique o solo.
O solo dos bonsais é fundamental para garantir a saúde da sua árvore bonsai. Tenha cuidados inadequados e seu bonsai pode morrer. Essa parte pode até mesmo ser esquecida na hora de entender o que pode está acontecendo com o seu bonsai, mas é de fundamental importância que você faça essa análise de solo, buscando identificar o estado da raiz no solo. Existem três principais pontos a ter em mente quando se trata de raízes, são eles: níveis de oxigênio, se o solo está bem drenado ou está seco. Se a umidade, drenagem e oxigênio estiverem controlados, dificilmente seu solo ficará danificado.
Para identificar mais a fundo esse problema é recomendado que você sinta o cheiro do solo. Pode parecer estranho, mas geralmente você pode detectar o odor das raízes com o nariz. Veja se você detecta um cheiro apodrecido, azedo ou doce. Cada cheiro pode ser um indicador de diferentes problemas, todos relacionados cheiro ruim das raízes.
Cuidados Com Bonsai
Existem algumas técnicas para cuidar de um bonsai que todos falam, você pode encontrar um pouco mais sobre isso no nosso guia definitivo de como cuidar de um bonsai, porém, poucas pessoas falam de alguns pontos extras que devemos tomar para manter os devidos cuidados com bonsai.
Por exemplo, o Sol é um dos cuidados com bonsai que devemos manter;
- Os bonsais que requerem muito sol (as espécies tropicais, por exemplo) devem ser mantidos no exterior durante os meses quentes, principalmente se não tiver um local adequado, ou seja, com muita luz, dentro de portas.
- Por outro lado, existem bonsais que requerem pouca luz. Nestes casos, prefira os locais com sombra.
- Se não consegue garantir algumas horas de sol, assegure que o local onde está o bonsai tenha, pelo menos, alguma iluminação artificial.
- Alguns cuidados com bonsais de interior devem ser mantidos, precisam de cerca de cinco horas de luz todos os dias. Pode e deve levá-lo para o exterior, mas nunca o deixe diretamente ao sol, especialmente nas horas de maior calor.
- também o bonsai precisa de sol e de arejar no exterior, para garantir um crescimento saudável. O tempo de exposição varia conforme a espécie:
Mantenha alguns cuidados com bonsai quando o assunto for o local onde vai colocá-lo, Opte por locais:
- De fácil acesso e com espaço para poder administrar os cuidados com bonsai todos os dias;
- Deve permitir um ponto de vista favorável do bonsai;
- Conter as condições climatéricas ideais – não estar diretamente ligado ao sol, ter níveis de temperatura e umidade adequadas, e permitir a circulação de ar fresco.
Cada espécie terá a necessidade de um local específico, pois algumas preferem a luz solar e outras preferem meia sombra. O ideal é tentar encontrar um ambiente onde a temperatura seja constante. É preciso observar a coloração das folhas. Se elas estiverem amareladas, é sinal de que está recebendo muita luz. Caso estejam ficando mais escuras, é sinal de falta de luz. Por isso, esses cuidados com bonsai não pode ser taxado como bobeira, isso tem bastante relevância e é pouco comentado.
A Poda da raiz também é um dos cuidados com bonsai pouco falado, mas de muita importância, com o passar do tempo, as raízes do bonsai vão acabar tomando todo o espaço das dimensões reduzidas do vaso. Para que o bonsai continue vigoroso, é preciso fazer uma poda da parte das raízes. Conforme a espécie, é recomendado fazer a poda a cada dois anos. Plantas jovens podem ser transplantadas a cada ano e as mais velhas em maior tempo.
Ao usar água da torneira devem ser tomados os devidos cuidados com bonsai, pelo fato de serem árvores muito sensíveis. Regá-las com água da torneira pode comprometer a sua saúde, visto que são sensíveis ao cloro. Regue o bonsai com água engarrafada ou filtrada.
A regar através do prato pode ser um dos vilões quando o assunto é cuidados com bonsai. A rega do bonsai não deve ser feita através do prato que se encontra por baixo do vaso, mas sim através de um regador. Ao colocar água no prato, pode saturar a planta, levando ao apodrecimento das raízes.
Como cuidados com bonsai também envolve o seu plantio. Independentemente da espécie, é essencial entender o tipo de bonsai que será plantado, bem como suas necessidades, poda, aramagem, adubação e troca de terra. Em geral, para aprender como cuidar de um bonsai você deve dispor de um vaso raso, largo e com furinhos para drenagem.
Conclusão
Como podemos observar, os pontos que devemos manter os cuidados com bonsai é no excesso de água ou sol, esses são os principais causadores de problemas, fora isso, existem cuidados com bonsai que poucos sites falam, e que podem levar seu bonsai a morte e esses são facilmente evitados, basta ficar atento. Quando bem cuidada, uma árvore de bonsai pode sobreviver facilmente ao seu dono mesmo ele sendo um completo iniciante. Se esse for o seu caso, veja também o guia completo para cuidar do seu bonsai.